Como reduzir os custos com infraestrutura de TI?

Sabia que existem diversas opções para que sua empresa reduza, consideravelmente, os custos com infraestrutura de TI? Gasto com máquinas, equipamentos, manutenção, impressões e reposições. Tudo isso pode ter menos impacto no seu orçamento ao se adotar algumas das soluções a seguir:

ESCOLHA CORRETA DOS EQUIPAMENTOS:

Em boa parte das empresas, os computadores são utilizados para preencher planilhas, criar documentos e apresentações, imprimir fichas e cadastros, entre outros usos mais básicos, que demandam baixa capacidade de processamento.

Acontece que, na hora da compra, por desconhecer cada aspecto técnico, muitas vezes, acaba-se comprando uma máquina com poder superior ao necessário.

O mundo da informática é cheio de termos técnicos, como clock do processador, arquitetura  32 ou 64bits, placa de vídeo onboard ou independente. Por isso, é difícil conhecer cada aspecto de uma configuração de computador, impressora, roteador ou servidor.

Um exemplo prático: um processador da mesma marca (Intel) pode  ter uma variação de até 300% no custo entre o modelo de valor mais baixo (core i3) e o de valor mais alto (core i7). Saber qual deles é suficiente para sua demanda pode poupar preciosos recursos da empresa.

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS:

Outra boa opção é pesquisar por soluções de locação de equipamentos. Em geral, ao alugar, sua empresa tem dois grandes benefícios:

Manutenção: normalmente, o custo com manutenção e substituição de equipamentos defeituosos já está incluído no aluguel.

Atualização: as máquinas são atualizadas periodicamente, com custo incluso no aluguel.

Sob medida para você: como citado anteriormente, escolher os equipamentos certos para sua demanda é difícil para quem não é especialista. Com o aluguel, a empresa locadora saberá indicar o que melhor lhe atende. Além disso, caso sua demanda se modifique, é possível alterar os equipamentos.

COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO:

Além das dicas acima, é importante ressaltar a importância de treinar os colaboradores sobre o correto uso de cada equipamento. Manuseados corretamente, os equipamentos de TI têm sua vida útil prolongada e evita-se a interrupção do trabalho por necessidade de reparos das máquinas.

Ficou interessado em como reduzir os custos com infraestrutura de TI na sua empresa? Conheça a a AP Networks. Podemos ajudar você a selecionar os melhores equipamentos e temos planos de locação que, certamente, atenderão às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *