Como montar sua Infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI compreende o conjunto de hardwares (computadores, impressoras, servidores), softwares (como Office) e sua interligação em rede. É a base para o funcionamento de um escritório. E por meio dela que se viabilizará a produção, impressão e compartilhamento de documentos, backup de arquivos, troca de e-mails, etc.

RECOMENDAÇÕES PARA CADA ITEM DA SUA INFRAESTRUTURA DE TI

Sobre a parte de hardware, recomendamos que veja nosso post sobre como escolher o equipamento certo para sua empresa. Nele, comparamos os benefícios de notebooks e desktops e indicamos os pontos mais importante para a escolha de uma  impressora que atenda às suas necessidades.

Além disso, as organizações utilizam servidores como meio de centralizar os arquivos produzidos, de forma que todos os colaboradores tenham acesso a eles. Atualmente, é possível optar também por soluções de armazenamento na nuvem, como o One Drive, da Microsoft e o Google One. Em geral, esses serviços sincronizam os arquivos do PC com a nuvem e fazem backup automático

A nuvem também oferece boas soluções para softwares de escritórios. A Microsoft, atualmente, conta com o pacote Office 365. Além da licença para a instalação dos aplicativos como Word, Excel e Power Point, também dá acesso às versões online e mobile desses produtos.  

Assim, é possível acessar os documentos a partir de qualquer dispositivo, começar a produzir algo na empresa e continuar via celular enquanto está parado no trânsito em um táxi, por exemplo. A Google também oferece pacote semelhante, o Google Docs.

Por fim, para colocar os computadores em rede, atualmente, dependendo do layout do seu escritório, é possível se livrar do transtorno de fazer todo o cabeamento com uma rede Wi-Fi bem configurada. Porém, é necessário profissional especializado para avaliar a viabilidade de manter uma rede totalmente wireless sem comprometer a qualidade de transmissão dos dados.

CONCLUSÃO

Em resumo, a infraestrutura de TI é responsável pelo bom andamento de todo o fluxo de trabalho do seu escritório. Quedas inesperadas na rede, servidores inacessíveis ou máquinas inoperantes podem comprometer prazos e entregas. Por isso, escolha sempre equipamentos e fornecedores de qualidade.

Se você precisa de ajuda para implantar, reorganizar ou otimizar sua infraestrutura de TI, conte com os mais de 15 anos de experiência da AP Networks. Na área de Tecnologia da Informação, oferecemos  soluções para configurações de equipamentos de rede, interligação entre matriz e filiais, configuração de redes cabeadas e Wi-Fi, help desk e service desk, e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *