6 motivos que estão fazendo as empresas optarem pela Locação de Equipamentos

É comum ao mundo empresarial passar por diversas mudanças de mentalidade (mindsets) ao longo do tempo. Práticas e abordagens vão se modificando sobre vários assuntos, como liderança, motivação, gestão de pessoas, gestão por competências, gestão da qualidade, só para citar alguns. Essa evolução é essencial para a adaptação às alterações no comportamento do consumidor e na economia.

Nesse sentido, a preferência pelo aluguel de equipamentos de T.I. em vez da compra tem sido uma tendência por uma série de fatores. Neste artigo, listamos os seis principais motivos que estão fazendo as empresas optarem pela locação:

1 – Benefícios fiscais e redução de custos

Caso os equipamentos de informática da sua empresa sejam alugados, há benefícios fiscais, como a possibilidade de abatimento ou redução de imposto e diminuição de custos com manutenção, assistência técnica e atualização de hardware e softwares.  

2 –  Liquidez

Ao contrário de comprar, alugar equipamentos de informática não demanda grande mobilização de capital. Essa opção preserva o capital circulante e as linhas de crédito da sua empresa, permitindo que você possa investir mais nas suas atividades fim.  

3 – Controle de custo mais preciso

Você sabe exatamente o valor que a empresa vai pagar. Não é preciso contabilizar nada além do valor do aluguel mensal.

De maneira contrária, a compra desses equipamentos traz uma série de custos implícitos de difícil mensuração, como tempo de parada aguardando manutenção, custo variável de manutenção (a depender do problema) e dificuldades de descarte desses ativos.

4 – Manutenção e backup incluídos

Em geral, o contrato de aluguel de equipamentos de informática já incluí no valor das mensalidades a manutenção, tanto preventiva como corretiva. Além disso, algumas prestadoras de serviço, como a AP Networks, disponibiliza equipamentos de backup para que você não tenha tempo de parada.

5- Evita o prejuízo da obsolescência

Equipamentos e softwares de informática depreciam rapidamente. De tempos em  tempos, será preciso substituí-los para manter a competitividade, o que acarreta mais custos.

Optando pelo aluguel, você não tem essa preocupação, já que os equipamentos não são de propriedade da empresa e são atualizados com frequência.

6- Flexibilidade

Os contratos de aluguel de equipamentos de informática são bastante flexíveis. Você pode alugar por um dia ou 36 meses, por exemplo. Ademais, é possível incluir ou substituir equipamentos no momento em que precisar. Ou seja: o parque de equipamentos da sua empresa pode aumentar ou diminuir sem complicações.

Esse modelo de negócios é ideal para organizações que costumam trabalhar com projetos, em equipes temporárias ou para demandas sazonais.

Achou interessante os motivos que abordamos? Precisa de mais informações sobre detalhes do contrato ou tem dúvidas sobre o funcionamento do aluguel de equipamentos? Entre em contato com a AP Networks. Temos mais de 10 anos no mercado e podemos ajudar você a reduzir suas despesas com T.I.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *