6 Dicas para melhorar a vida útil dos seus computadores

Nos escritórios, o uso intenso dos computadores durante todo o expediente faz com que a vida útil dessas máquinas acabe reduzida. É possível, porém, amenizar esse efeito tomando alguns cuidados. A seguir, veja algumas dicas de como melhorar a vida útil dos seus PCS (vale a pena compartilhar com os colaboradores e aplicá-las na sua organização):

1- Evite deixar o notebook na tomada durante todo o dia

É cada vez mais comum as empresas usarem notebooks em vez de desktops devido a uma série de benefícios, como a portabilidade. Porém, a bateria desses computadores portáteis costuma não durar todo o expediente. E é daí que surge um hábito ruim: deixar o notebook ligado na tomada o dia inteiro.

Esse procedimento não é recomendado, pois desgasta a bateria e também pode causar sobreaquecimento do computador. O ideal é deixar o notebook carregar até 80% e depois só voltar a conectá-lo à tomada quando a bateria restante estiver entre 40 e 20% da capacidade.

2 – Cuidado com o sobreaquecimento

As altas temperaturas e falta de ventilação podem danificar os computadores no longo prazo. Embora os escritórios normalmente contem com ar-condicionado, tome cuidado para não deixar seu notebook ou desktop exposto ao sol (vindo através de janelas, por exemplo) nem à umidade.

Além disso, o hábito que algumas pessoas têm de usar o notebook sobre as pernas (ou almofada) não é indicado, já que isso cobre as saídas de ar do equipamento, causando sobreaquecimento.

3 – Atenção à limpeza

Com o tempo, tanto notebooks quanto desktops acumulam poeira, o que prejudica seu funcionamento. Por isso, é recomendado limpar peças como o cooler a cada seis meses.

Até mesmo a própria gordura da pele atinge componentes como teclado e mouse. Portanto, é uma boa ideia higienizar também esses periféricos com certa frequência.   

Quem tem o hábito de comer biscoitos ou lanches na estação de trabalho deve tomar cuidado para que farelos não caiam sobre o teclado. O ideal é evitar alimentos próximo aos computadores sempre que possível.   

4- Tenha sempre um antivírus atualizado

Vírus e softwares maliciosos em geral prejudicam o desempenho do computador, causando travamentos, lentidão e perda de dados. Para evitar transtornos, tenha um bom antivírus instalado e lembre-se de atualizá-lo frequentemente. Existem boas opções tanto gratuitas quanto pagas. É importante ressaltar que não se deve usar mais de um antivírus ao mesmo tempo.

5 – Atenção ao desligar

Alguns usuários de notebook, na pressa, costumam desligar o equipamento apertando a tecla Power diretamente. Esse procedimento pode acelerar o desgaste de alguns componentes. O ideal é sempre desligar seu computador por meio do comando do menu iniciar (Windows).

6 – Outros pequenos cuidados

Além das dicas principais, existem alguns cuidados que ajudam a prolongar a vida útil do seu equipamento. O notebook, por exemplo, pela sua natureza portátil, está sujeito a quedas. Por isso, esteja atento e tente evitá-las.

Outra dica é que, com o passar do tempo, é natural que o computador comece a ficar mais lento conforme o HD vai sendo escrito por diversos softwares. Nesses casos, desinstalar programas não usados ou mesmo uma formatação pode ajudar a melhorar o desempenho.

Evite também o uso de computadores durante tempestades, uma vez que a descarga elétrica pode danificar seus componentes (podendo queimar as placas, inclusive).

Com essas recomendações práticas, esperamos que você consiga prolongar a vida útil dos seus equipamentos. Como dica final, indicamos também que você conheça os benefícios do aluguel de equipamentos de informática. Além de reduzir custos, o contrato inclui ainda manutenção e atualização de equipamentos (o que não dispensa os cuidados no dia a dia que recomendamos, claro).

Para saber mais sobre locação de equipamentos e outras solução para redução de custos na sua empresa, entre em contato com a AP Networks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *