As 5 principais dúvidas na hora de alugar um equipamento

O aluguel de equipamentos de informática é uma tendência que tem crescido a cada ano entre as empresas brasileiras.

E embora existam argumentos sólidos que demonstram as vantagens do aluguel de equipamentos de informática sobre a compra, ainda há pessoas que ficam receosas em aderir o aluguel, muitas vezes por causa de dúvidas ou ideias equivocadas sobre como o serviço funciona.

Por isso, esse post é especialmente para você que já pensou ou está pensando em optar pelo aluguel mas ainda não fez sua escolha devido a alguma questão que precisa ser esclarecida.

Confira a seguir as principais dúvidas e use as informações para apoiar sua decisão:

1 – Alugar sai mais caro que comprar

Você pode pensar que, apesar de a compra de equipamentos representar um investimento inicial muito elevado, é um valor pago apenas uma vez. Por sua vez, o aluguel compromete a empresa com pagamentos mensais.  

Essa é talvez a dúvida mais comum, mas se trata de uma crença equivocada. Já demonstramos, em diversos posts, que o aluguel, na verdade, contribui para reduzir os custos da empresa. Isso porque o valor mensal já inclui todas as manutenções, assistência técnica, equipamentos de backup e atualizações de hardware e software.

Além disso, o aluguel é um custo operacional que pode ser deduzido do imposto. Não só isso, alugando equipamentos de informática, sua empresa preserva as linhas de crédito e capital de giro para investir no core-business da organização.

Ao comparar os gastos que sua empresa terá com  a compra dos equipamentos e que nem sempre ficam claras (investimento inicial que compromete o crédito, imposto sobre o bens, manutenções, rápida depreciação, atualizações) com o valor mensal do aluguel, fica claro o custo menor deste.

2-  Ao alugar, o equipamento não é meu

Verdade. Porém, em se tratando de uma empresa, isso não é um ponto negativo, muito pelo contrário. Ao adquirir equipamentos, eles são contabilizados como bens  ativos da organização e sobre eles incide imposto de renda. Além disso, a empresa será responsável por toda a manutenção.

Esses ativos têm rápida depreciação. Assim como os automóveis, seu valor de mercado diminui drasticamente tão logo saem da loja e ficam obsoletos muito rapidamente em razão do constante lançamento de novos produtos.

Dessa forma, caso sua empresa queira vender os equipamentos para trocar por novos, vai conseguir recuperar muito pouco do investimento inicial. Isso, por outro lado, não ocorre com o aluguel, pois há previsão de atualizações no contrato. Além disso, o descarte desses equipamentos é difícil e, com o aluguel, sua empresa ficará livre dessa preocupação.

3 – O processo é longo e demorado

Esse é outro mito. Muitas pessoas pensam que há muita burocracia e longos processos envolvidos no aluguel de equipamentos em oposição à agilidade da compra. Na verdade, o intervalo entre a assinatura do contrato de locação e o recebimento dos equipamentos é de apenas dois dias úteis.

4- Se der problema nos equipamentos, há muita burocracia para consertá-los

Na verdade, o contrato de locação já prevê manutenção e reposição de insumos (no caso de impressoras). O processo de abertura de chamado para reparo dos equipamentos é simples e você pode optar por contar com equipamentos de backup para evitar o tempo de parada.  

O primeiro atendimento pode ser feito em até 4 horas e a solução do problema em até 12 horas. Pelo sistema, é possível acompanhar todo o atendimento e controlar o tempo exato desde a abertura do chamado até a solução.

5- Se não gostar do serviço, sou obrigado a ficar preso em um contrato de longa duração

Nós duvidamos que você não vá gostar do serviço, pois prezamos muito a qualidade, excelência e satisfação do cliente. Ainda assim, oferecemos contratos bastante flexíveis para diversas ocasiões e necessidades. Você pode alugar equipamentos inclusive por 1 dia, 1 mês ou até 60 meses.

Se durante o período contratado for preciso incluir mais equipamentos ou excluir alguns, as alterações podem ser feitas por meio de aditivos com a mesma flexibilidade.

Essas foram as principais dúvidas e mitos que fazem com que algumas pessoas fiquem receosas em relação à locação de equipamentos. Esperamos que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas, mas se tiver algum outro questionamento ou precisar de mais detalhes sobre algum dos tópicos que abordamos, entre em contato com a AP Networks. Temos certeza de que você encontrará na locação de equipamentos de informática uma solução vantajosa para a eficiência e redução de custos na sua organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *