5 pontos para ficar atento ao escolher uma empresa de Outsourcing de TI ou Impressão

5 pontos para ficar atento ao escolher uma empresa de Outsourcing de TI ou Impressão

A opção pelo outsourcing de TI e impressão é uma tendência que vem crescendo à medida que as organizações vão tomando conhecimento dos seus benefícios (os quais já detalhamos em diversos artigos do nosso blog).

Dessa maneira, surgem também muitas empresas oferecendo esses serviços e para que você contrate uma que realmente atenda suas necessidades, é preciso ficar atento a alguns quesitos. Neste post, listamos os 5 pontos mais importantes na hora de escolher uma empresa de outsourcing de TI ou impressão:

1 – Tempo de mercado

Quanto mais tempo no mercado, mais experiência a empresa tem não só com a prestação do serviço mas com o atendimento aos clientes. Quem está no mercado há muitos anos tem mais chances de oferecer um trabalho sério, pois teve tempo para aprender a ajustar processos, lidar com diferentes clientes, crescer e se aprimorar. Além disso, é possível pesquisar seu histórico e a satisfação de clientes atuais e antigos.

Já empresas em fase inicial, geralmente têm uma estrutura menor e atendem a menos clientes, até irem se desenvolvendo e crescendo em sua participação no mercado ao adquirirem mais experiência, confiabilidade e expertise.

É claro que pode haver exceções, como sócios de empresas consolidadas que se separam e abrem uma organização separada, mas ainda assim há um tempo de amadurecimento da empresa com a nova equipe.

Em geral, para compensar o maior risco, as empresas mais novas tendem a oferecer preços menores, mas é necessário avaliar se vale a pena se arriscar e se a empresa é realmente capaz de atender a sua demanda.

2 – Estrutura da empresa

Outro fator relevante na hora de contratar uma empresa de outsourcing é conhecer sua estrutura. Quais equipamentos ela oferece? As configurações e quantidades são suficientes para sua demanda? Há a possibilidade de contar com equipamentos de backup em caso de defeitos? Existem técnicos capacitados para solucionar dúvidas e fazer manutenção?

Às vezes, as empresas que estão iniciando têm estrutura enxuta e, dependendo do porte da sua organização, não terão capacidade para atender prontamente. Nesse sentido, há riscos como não haver equipamentos sobressalentes caso haja defeitos, demora excessiva ao abrir um chamado no Help Desk ou indisponibilidade de novos equipamentos caso você precise aumentar as estações de trabalho ou seu evento cresça, por exemplo.

3- Portfólio de clientes

Os clientes que a empresa de outsourcing já atende são como um cartão de visitas para que você possa conhecê-la melhor. Eles mostram se a empresa atende a muitos ou poucos clientes, se são de pequeno, médio ou grande porte e em qual segmento atuam.

Com isso, é possível traçar um perfil dessa empresa. Se ela atende a vários clientes de grande porte, deve possuir estrutura robusta. Se são apenas poucos clientes de pequeno porte, ela deve ter estrutura menor. Se todos os clientes são do mesmo segmento, deve ter expertise naquela área. Caso possua uma carteira mais diversificada, deve ser mais flexível e abrangente.

Se a empresa atende clientes do porte e segmento da sua organização, é um bom indicativo de que ela saberá como atender o que você precisa e tem a capacidade e estrutura para tanto.

4 – Custo x Benefício e qualidade do serviço

Na hora de comparar orçamentos, é sempre bom relacionar o custo com os benefícios de cada proposta. Vale a pena fechar um valor menor mas não contar com equipamentos de backup ou prazos maiores para manutenção?

Além disso, valores muito abaixo dos praticados pelo mercado devem acender um sinal de alerta. Preços muito reduzidos possivelmente refletem uma estrutura mais modesta, equipamentos com menos qualidade ou serviços menos qualificados.

Empresas que mantêm profissionais capacitados, equipamentos atualizados e excelência no atendimento e serviços cobram mais por seu diferencial. E é justamente desse diferencial que vem a confiança e satisfação de seus clientes.

Portanto, antes de se deixar seduzir por preços muito baixos, verifique se não será ofertado um serviço muito básico, que poderá comprometer sua empresa em momentos críticos.

5- Gestão de risco

Outro ponto importante diz respeito a como é feita a gestão de riscos por parte da empresa de outsourcing. Entre os vários benefícios do aluguel está que a empresa prestadora de serviços fica responsável pela manutenção e suporte de TI.

Por essa razão, é importante certificar-se de que a empresa possui um suporte eficiente e ágil, capaz de resolver problemas nos equipamentos com eficiência. Veja se a empresa dispõe de sistema prático para abertura de chamados e se há prazos de atendimento estabelecidos no contrato.

Além disso, vale a pena verificar se você terá equipamentos de backup à disposição para não correr o risco de tempo de parada e se a empresa oferece manutenção preventiva e prevê a atualização dos seus dispositivos.

Se você está procurando uma boa empresa de outsourcing de TI ou impressão, esses são os pontos mais importantes para dar atenção na hora da escolha. Entre em contato com a gente e conheça todos os serviços da AP Networks. Estamos há mais de 15 anos no mercado construindo parcerias duradouras de sucesso, sempre com foco na excelência.

“Por essa razão, é importante certificar-se de que a empresa possui um suporte eficiente e ágil, capaz de resolver problemas nos equipamentos com eficiência. Veja se a empresa dispõe de sistema prático para abertura de chamados e se há prazos de atendimento estabelecidos no contrato.”

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