Por que os Chromebooks são uma Ótima Solução para Professores e Alunos

Chromebooks são notebooks que utilizam um sistema operacional criado pelo Google, o Chrome OS. Mas não apenas isso: eles são mais leves e resistentes que notebooks comuns e possuem outras características únicas que fazem desses aparelhos uma boa solução para serem utilizados por alunos e educadores.

Na realidade, o Google tem apostado cada vez mais na utilização de Chromebooks nas salas de aulas,  e conta com um programa próprio de incentivo, o Chrome Education

Neste post, vamos entender por que esses aparelhos são uma boa escolha para professores alunos. Acompanhe.

Diferenças entre Chromebooks e notebooks

Os Chromebooks são menores e mais leves que notebooks tradicionais. Por isso, são mais fáceis de serem levados em mochilas e bolsas, sem pesar muito nem ocupar muito espaço.

Além disso, o Google afirma que esses equipamentos são duráveis e resistentes, para aguentar o desgaste provocado pelo uso dos alunos.

Inicialmente, os Chromebooks foram pensados para serem opções mais baratas que notebooks comuns, tornando-os um recurso mais acessível.

Outra diferença importante é que o sistema operacional dos Chromebooks se baseia em nuvem, o que os torna mais rápidos, por não dependerem tanto do poder do processador para executar aplicativos, por exemplo.

Por que usar Chromebooks para educação

Além de mais leves, compactos e resistentes, o Google destaca outras características que tornam os Chromebooks ideais para serem usados em sala de aula.  Vamos destacar as principais:

Compartilhamento de equipamentos

É possível que uma escola adquira ou alugue Chromebooks e compartilhe os equipamentos com diferentes alunos de diferentes turmas. Isso porque basta o aluno fazer login com sua conta Google para acessar todas as suas configurações, documentos e aplicativos de qualquer equipamento que estiver usando.

Como o sistema é baseado em nuvem, tudo fica salvo online e pode ser acessado de qualquer lugar e de qualquer equipamento. Assim, a escola poderia entregar os Chromebooks aos alunos da turma da manhã para uma aula específica e depois emprestar os equipamentos para a turma da tarde, sem a necessidade de designar um equipamento específico para cada aluno. 

Acessibilidade

Os Chromebooks contam com leitor de tela nativo para pessoas com deficiência visual. Além disso, são compatíveis com teclado em braile. Assim, são uma ótima opção para a educação especial.

Controle

Com Chromebooks é possível que o administrador responsável gerencie cada equipamento da rede e controle quais aplicativos e recursos estarão disponíveis. Assim, a escola pode garantir  que os alunos somente possam utilizar os recursos necessários para as aulas.

Atualização automática sem interrupções

Você já tentou usar seu notebook e ficou um bom tempo esperando as atualizações serem instaladas? Acontece com frequência, certo?

Como os Chromebooks são baseados em nuvem, quando eles estão conectados à internet, as atualizações são feitas automaticamente e em segundo plano, sem interromper a atividade que estiver sendo feita pelos alunos.

Ficou interessado?

A AP Networks oferece Chromebooks no modelo “As a Service”. Por mensalidades acessíveis, você aluga os equipamentos para sua escola e tem suporte e manutenção incluídas.

Dessa forma, você não precisa comprometer o capital da sua instituição nem de grandes investimentos para levar a tecnologia para sua empresa.

Entre em contato com a AP Networks e faça uma cotação. Temos opções que certamente atenderão suas necessidades.  Atuamos há mais de 15 anos no mercado, sempre formando parcerias de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *