Como limpar Notebooks, Tablets e Celulares com Segurança

A limpeza de equipamentos de informática que usamos diariamente é muito importante, ainda mais na época em que estamos vivendo. Você já parou para pensar na quantidade de bactérias que se acumulam em um celular após esfregarmos o dedo na tela continuamente ao longo do dia?

Fazer a higienização de notebooks, tablets e celulares ajuda tanto a conservá-los por mais tempo e até a prevenir doenças. Isso porque a falta de limpeza faz com que esses equipamentos acumulem poeira e, por meio do contato com nossa mão, juntem também agentes infecciosos, como bactérias.

Neste post, vamos mostrar como fazer a limpeza correta dos seus equipamentos eletrônicos, de forma segura e eficiente. Acompanhe:

Ao longo do texto, vamos detalhar os seguintes temas:
Instruções básicas
Como fazer a limpeza dos equipamentos eletrônicos com segurança
Limpeza é uma forma de manutenção preventiva
Precisa de notebooks, tablets ou celulares de última geração para sua empresa?

Instruções básicas

Os aparelhos eletrônicos não devem ter contato com água. Também não é recomendado usar pano umidificado com água nem álcool em gel.

Certifique-se de que os equipamentos não estejam plugados na tomada e só conecte novamente após estarem completamente secos.

Também é recomendável desconectar acessórios como fones de ouvido e outros cabos para facilitar a limpeza.

Evite usar o produto de limpeza diretamente na superfície dos equipamentos. O ideal é aplicá-lo em um pano macio, preferencialmente de microfibra e usar esse pano para fazer a higienização.

No manual de cada equipamento, você pode encontrar os produtos de limpeza recomendados pelo fabricante. Não utilize produtos que não sejam os recomendados.

De maneira geral, o produto de limpeza mais indicado é o álcool isopropílico 70%, além daqueles que o fabricante do seu equipamento recomendar.

Tenha especial cuidado com notebooks, tablets e celulares, pois como são construídos com todos os componentes em uma única peça, qualquer dano pode comprometer seu funcionamento.

Como fazer a limpeza dos equipamentos eletrônicos com segurança

Com as instruções básicas em mente, retire o excesso de poeira ou sujeira dos equipamentos com um pano macio seco ou pincel.

Umidifique um pano macio limpo com álcool isopropílico 70% e passe com movimentos suaves sobre as telas dos notebooks, tablets e celulares. Em seguida, limpe as demais partes com o pano umedecido, com cuidado.

Em locais mais difíceis de alcançar, como entre as teclas do teclado, você pode usar um cotonete levemente umedecido com álcool isopropílico.
Por fim, deixe o álcool secar. Você pode utilizar um pano seco para ajudar no processo. Reconecte os acessórios e ligue novamente na tomada quando os aparelhos estiverem totalmente secos.

É importante manter os benefícios da limpeza, portanto, sempre evite comer, tomar café ou outras bebidas próximo ao notebook ou ao teclado do desktop. Fragmentos de comida ou gotículas de bebidas podem ser bastante danosos no interior desses equipamentos.

Limpeza é uma forma de manutenção preventiva

Conforme dissemos no início do post, fazer a limpeza corretamente em equipamentos de informática é uma forma de manutenção preventiva.

Ao ignorar a higienização desses equipamentos, o acúmulo de poeira nas placas e circuitos podem comprometer o desempenho e até causar falhas.

Além disso, ao realizar a limpeza periódica dos equipamentos, você remove bactérias, fungos e até vírus que podem ficar depositados principalmente nas telas de toque de celulares e tablets.

Quem tem alergia a poeira também deve estar atento à higienização dos equipamentos, pois sua falta gera um ciclo vicioso. A poeira ataca a alergia, que leva a espirros e borrifa ainda mais agentes infecciosos sobre o equipamento, o que por sua vez prejudicará ainda mais a alergia.

Precisa de notebooks, tablets ou celulares de última geração para sua empresa?

A limpeza certamente ajuda a manter seus equipamentos por mais tempo, porém a recomendação para empresas é que eles sejam atualizados a cada 4 ou 5 anos por questões de segurança, ciclo de vida e performance.

Seguir essa recomendação é bastante custoso para empresas, por isso, a AP Networks oferece notebooks, Chromebooks, smartphones e tablets de última geração como serviço. Por pequenos pagamentos mensais, sua empresa tem acesso à tecnologia de ponta, com manutenção incluída e atualizações periódicas.

Caso tenha interesse e queira saber, entre em contato com a AP Networks e conheça nossas soluções. Atuamos há mais de 15 anos no mercado, formando parcerias de sucesso e temos contratos flexíveis e o nível de qualidade e atendimento que certamente atenderão suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *