05 Mitos sobre o Chromebook

Os Chromebooks foram lançados em 2011 com uma proposta diferente do que havia no mercado tradicional de notebooks. O foco eram os serviços em nuvem, o que tornaria o sistema operacional mais rápido e leve, capaz de rodar em hardwares mais modestos.

Isso, naturalmente, causou certa desconfiança e algumas ideias erradas sobre como esses equipamentos funcionam e quais necessidades são capazes de atender perduram até hoje. Além disso, o sistema operacional dos Chromebooks, o Chrome OS evoluiu bastante desde o projeto inicial.

Neste post, vamos listar os principais mitos que ainda cercam os Chromebooks e a verdade por trás deles. Você vai se surpreender em como certas ideias sobre o Chrome OS simplesmente não refletem a realidade.

Ao longo do post, buscamos desmistificar essas ideias:

Mito 01: Chromebooks são basicamente um computador com o navegador Chrome e mais nada
Mito 02: Chromebooks não são seguros
Mito 03: Os Chromebooks dependem da internet para funcionar
Mito 04: É difícil gerenciar os Chromebooks
Mito 05: É só usar o navegador Chrome no PC para ter os mesmos benefícios do Chromebook

Mito 01: Chromebooks são basicamente um computador com o navegador Chrome e mais nada

O fato é que os Chromebooks atuais já são capazes de rodar aplicativos de Android localmente. O Chrome OS vai muito além de ser um navegador, ele foi projetado para ser rápido, seguro e simples.

É verdade que a maioria das tarefas é realizada pelo navegador Chrome, porém, já é possível utilizar diversos aplicativos Android otimizados para o Chrome, o que inclui até mesmo os aplicativos do pacote Office, como Word, Excel e Power Point.

O acesso e instalação é feito por meio da Google Play Store, da mesma forma em que os aplicativos são instalados em qualquer smartphone Android.

Além disso, de acordo com a Adobe, em breve será possível rodar o Photoshop no Chrome OS por meio de tecnologia de streaming. O software será executado em um servidor da Adobe e transmitido para o Chrome OS.

Mito 02: Chromebooks não são seguros

Na realidade, o Chrome OS é considerado um dos sistemas operacionais mais seguros do mundo.  A questão da segurança, inclusive, foi um dos fatores mais importantes quando o sistema estava sendo desenvolvido.

Entre os aspectos de segurança do sistema, destacam-se recursos como atualizações automáticas em segundo plano (você pode continuar trabalhando normalmente enquanto as atualizações acontecem e praticamente nem notará o processo), criptografia ponta a ponta e tecnologia sandbox, que isola os aplicados e recursos críticos do sistema.

Por ser baseado na nuvem, o Chrome OS protege o sistema, isola ameaças e resolve problemas de segurança sozinho, sem a intervenção do usuário e sem a necessidade de configurações complicadas.

Mito 03: Os Chromebooks dependem da internet para funcionar

Se você parar para pensar, a maioria do trabalho nos escritórios atualmente também depende de uma conexão com a internet (seja para pesquisar conteúdo, trocar e-mails entre setores e clientes, etc).

Assim como qualquer outro notebook, os Chromebooks também permitem que você trabalhe offline em aplicativos como o G-Suite (documentos, planilhas e apresentações) e outros apps de terceiros.

Além disso, a vantagem de trabalhar com um sistema baseado em nuvem é que quando sua conexão voltar, todas as alterações que você fez enquanto estava offline serão sincronizadas automaticamente em todos os dispositivos.

Por trabalhar também com aplicativos Android, existem até mesmo alguns benefícios em relação ao notebook tradicional. O aplicativo da Netflix e alguns outros, por exemplo, permitem baixar conteúdo para acessar offline, o que não acontece se você acessar o serviço pelo navegador de um notebook tradicional.

Mito 04: É difícil gerenciar os Chromebooks

Muitas empresas precisam gerenciar seus equipamentos de informática para garantir que os softwares com que a organização trabalha estejam instalados e evitar que usuários instalem apps que não são permitidos ou que possam danificar os aparelhos. 

Nesse sentido, um dos pontos fortes dos Chromebooks é a facilidade de gerenciamento e até um dos motivos pelos quais algumas empresas estão optando por esses equipamentos.  Clientes corporativos conseguem gerenciar todo o parque de Chromebooks por meio do Chrome Device Management

Mito 05: É só usar o navegador Chrome no PC para ter os mesmos benefícios do Chromebook

Conforme já explicamos, o sistema operacional dos Chromebooks vai muito além de ser um navegador Chrome. Você já perdeu a paciência esperando seu notebook iniciar? Uma das características dos Chromebooks é iniciar quase instantaneamente, já que seu sistema é muito mais leve. 

Além disso, os Chromebooks não precisam de um antivírus instalado, não dependem da instalação de drivers complicados para que tudo funcione e fazem atualizações frequentes em segundo plano, sem atrapalhar seu trabalho. 

Outro recurso interessante é que todos os seus dados, configurações e extensões são salvos automaticamente e ficam disponíveis em qualquer outro dispositivo. 

Ficou interessado?

Se este post vez você mudar seu ponto de vista sobre alguns aspectos do Chromebooks ou enxergar novas possibilidades, confira também outros artigos sobre esses equipamentos:

Por que Chromebook são uma ótima solução para alunos e professores

Por que alugar Chromebooks?

Caso esteja considerando utilizar Chromebooks para sua instituição de ensino ou na sua empresa, entre em contato com a AP Networks. Oferecemos Chromebooks como serviço, por pequenas parcelas mensais que cabem no seu orçamento, com suporte e manutenção incluídos. 

Atuamos há mais de 15 anos no mercado, formando parceria com grandes fabricantes de equipamentos, e temos contratos flexíveis e o nível de qualidade e atendimento que certamente atenderão suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *