Dicas para Melhorar a Qualidade do Sinal Wi-Fi

Que atire o primeiro mouse quem nunca foi desconectado ou ficou travando em uma chamada de vídeo com a empresa porque o sinal do wi-fi estava ruim.

Em um momento em que muitos colaboradores estão em home office, encontrar o cantinho da casa em que o sinal está mais forte nem sempre é fácil e nem sempre esse local é o mais propício para trabalhar.

Para ajudar, reunimos neste post as principais dicas para melhorar a qualidade do sinal wi-fi por todos os cômodos. Confira:

Quer saber mais sobre uma dica específica? Clique e pule diretamente para ela:

Posicionamento e local de instalação do roteador
Posicionamento das antenas
Atualização do equipamento
Tente alterar o canal do roteador
Preste atenção nos aplicativos que consomem muita banda
Lembre-se de reiniciar o roteador
Considere usar um dispositivo Mesh
Para empresas, considere um Access Point
Precisa de equipamentos de informática com ótima qualidade na sua empresa ou home office?

Posicionamento e local de instalação do roteador

O local onde o roteador é instalado pode interferir bastante na distribuição do sinal. Isso porque diversos obstáculos atrapalham a propagação do wi-fi: parede de concreto, azulejos, vidro e metal são alguns materiais mais comuns em residências que podem refletir ou diminuir a potência do sinal.

Além disso, eletrodomésticos (aparelhos de micro-ondas, telefones, etc) também podem causar interferência e atrapalhar o sinal.

Idealmente, o recomendado é instalar o roteador em um ponto alto e central da residência ou empresa. O posicionamento mais alto faz com que o roteador esteja sujeito a menos interferência de outros aparelhos localizados mais abaixo.

Posicionamento das antenas

As antenas do roteador devem estar sempre na posição vertical para melhor irradiação do sinal. Não é recomendado deixar as antenas viradas para baixo ou deitadas.

Atualização do equipamento

É comum que os fabricantes lancem atualizações do software dos roteadores. Em geral, elas incluem melhorias na segurança e desempenho dos aparelhos. Portanto, verifique no site do fabricante se há atualizações disponíveis para o seu roteador.

Tente alterar o canal do roteador

Cada vez mais pessoas estão utilizando as redes sem fio e o mais comum é que elas utilizem o canal padrão do roteador. Se você mora em um prédio, por exemplo, certamente deve usar o mesmo canal que vários outros vizinhos.

Isso faz com que a frequência tenha mais interferência e reduz a potência do sinal. Para evitar, você pode acessar as configurações do roteador e alterar o canal em uso para outro que não seja o padrão. Também existem alguns aplicativos que analisam os canais e sugerem o mais adequado para você.  

Preste atenção nos aplicativos que consomem muita banda

Se na sua casa muitas pessoas compartilham o wi-fi, preste atenção nos aplicativos que consomem muita banda, como streamings (Netflix, Disney Plus, etc), games online e programas de download.

Se uma ou várias pessoas estão assistindo a filmes via streaming ao mesmo tempo em que você participa de uma reunião, por exemplo, seu sinal pode ficar comprometido. Nesse sentido, a conversa é sempre a melhor saída.

Avise as pessoas do horário que você precisará fazer vídeo chamadas e peça a colaboração dos outros membros da família. A maior parte do streamings, por exemplo, já permite baixar previamente o filme ou episódios para momentos em que a internet esteja indisponível.

Lembre-se de reiniciar o roteador

Com frequência, o roteador pode travar devido ao aquecimento do aparelho. Dessa forma, é aconselhável reiniciá-lo manualmente com certa frequência para limpar quaisquer problemas que podem estar interferindo na qualidade do sinal.

Considere usar um dispositivo Mesh

A tecnologia Mesh é bastante eficaz para aumentar o alcance do sinal wi-fi. Esses aparelhos funcionam como roteadores e repetidores. São usados em pares e se comunicam uns com os outros, criando um sistema integrado de pontos de acesso para rotear automaticamente o sinal.

Assim, conforme você se desloca pelo ambiente, seu celular e notebook acessam o ponto com o melhor sinal no momento de forma automática.

Para empresas, considere um Access Point

Quando há um número elevado de aparelhos tentando conectar em uma mesma rede, a intensidade do sinal fica bastante prejudicada.

Se na sua empresa há a necessidade de muitas conexões ao mesmo tempo, considere utilizar um Access Point. É uma espécie de roteador corporativo que permite criar redes diferentes para cada tipo de uso (público em geral, diretoria, clientes, etc).

Precisa de equipamentos de informática com ótima qualidade na sua empresa ou home office?

A AP Networks atua há mais de 15 anos no mercado com locação de equipamentos de informática (roteadores, desktops, notebooks, tablets, smartphones, impressoras).

Atendemos a empresas de diversos portes, públicas e privadas, em todo o Brasil e temos certificações junto a grandes parceiros, como Microsoft, Kyocera, Lenovo e Oki.

Entre em contato e conheça nossas opções e modelos de contratos flexíveis, com SLA de Atendimento, que certamente atenderão as necessidades da sua empresa e as suas expectativas.

Leia também:

Por que é importante manter seus computadores atualizados
Como aproveitar melhor a tecnologia dos notebooks na sua empresa
Como limpar notebooks, tablets e celulares com segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *