Como a Depreciação de Equipamentos de Informática Impacta sua Empresa

Depreciação de Equipamentos de Informática

Você conhece aquela máxima de “saiu da loja, perdeu o valor”? É a chamada depreciação e, quando se trata de equipamentos de informática, entender o impacto dessa perda de valor é importante para planejar melhor os investimentos.

Nesse sentido, conhecer como a depreciação afeta o valor dos equipamentos de informática ajuda sua empresa a planejar melhor os investimentos. Além disso, a organização também passa a ter base para decidir se é mais vantajoso comprar novos computadores ou optar pelo outsourcing.

Entenda a seguir os efeitos e as causas da depreciação dos equipamentos de informática. Ao longo do artigo, vamos falar sobre os temas:

O que causa a depreciação?
Como calcular a depreciação de equipamentos de informática?
Impacto da depreciação na empresa
Como mitigar a depreciação e reduzir custos com equipamentos de informática
Ficou interessado?

O que causa a depreciação?

Alguns fatores fazem com que os equipamentos de informática percam valor. O primeiro deles é o que afeta qualquer objeto: o desgaste pelo envelhecimento. Assim, todo bem adquirido vai perdendo valor ao longo do tempo conforme fica mais antigo e usado.

Paralelamente, a evolução tecnológica avança muito rapidamente quando se trata de equipamentos de informática. Portanto, a obsolescência é bem mais acentuada que em outros bens.

Para se ter uma ideia, um computador de alta performance de 5 anos atrás, com excelentes especificações, hoje já estaria apresentando lentidão e não suportando bem alguns aplicativos.

Pessoas que gostam de jogos sentem isso com mais intensidade, quando seus equipamentos antes ultra modernos já não rodam os games mais novos com a mesma qualidade.

Nas empresas, algo semelhante acontece. O trabalho evolui o tempo inteiro, novos softwares aparecem e recursos melhores são criados para agilizar processos. Assim, não é raro que um computador que antes atendia determinado setor com excelência, aos poucos comece a não mais entregar o desempenho esperado.

Por fim, cabe salientar que além da perda de valor, os computadores antigos ficam mais lentos e mais vulneráveis a ataques, além de darem defeito com mais frequência, demandando mais manutenção e suporte.

Como calcular a depreciação de equipamentos de informática?

O cálculo envolve a taxa anual de depreciação e o prazo de vida útil estimado do bem, dados pela Receita Federal. Para equipamentos de informática, a taxa é de 20% ao ano e o prazo de vida útil é de 5 anos.

Para fazer o cálculo, podemos usar a fórmula: (valor inicial do computador – taxa de depreciação) / vida útil.

Impacto da depreciação na empresa

Compreender o que é a depreciação e como seu cálculo é feito é importante para analisar o quão vantajoso é para a empresa investir em novos equipamentos de informática e avaliar outras alternativas.

Nesse sentido, a depreciação tende a apresentar baixo retorno sobre o investimento já que o custo de aquisição dos equipamentos é muito elevado e, em pouco tempo, precisarão de mais manutenção, apresentarão mais problemas e perderão compatibilidade com softwares.

Com esses fatores intrínsecos em mente, o custo total de investir em computadores novos fica ainda mais elevado. Os equipamentos são caros, perdem valor rapidamente, exigem mais reparos ao longo do tempo e ficam mais vulneráveis e com menos performance.

Como mitigar a depreciação e reduzir custos com equipamentos de informática

Mas esse é um cenário inevitável? A resposta é negativa. Foi justamente para ser uma alternativa a esses problemas que o modelo PC As A Service surgiu. A ideia é oferecer equipamentos modernos por pequenos pagamentos mensais, que cabem no orçamento da empresa e são enquadrados como despesas operacionais em vez de investimentos.

Além disso, no modelo PC As A Service, as manutenções e suporte já estão incluídos na mensalidade. Outro benefício é que os equipamentos são atualizados periodicamente e os contratos são flexíveis tanto quanto à duração quanto à facilidade de acrescentar ou retirar equipamentos do que foi acordado.

Portanto, analise os custos que sua empresa tem com equipamentos de informática, o efeito da depreciação, as manutenções e suporte e as projeções de novos investimentos e compare com o custo de um contrato PC As A Service.

Ficou interessado?

Se este post ajudou você a entender como a depreciação eleva ainda mais os custos de se investir em equipamentos de informática e quer alternativas mais inteligentes, entre em contato com a AP Networks e conheça nossas opções PC As A Service.

Atuamos há mais de 15 anos no mercado, formando parceria com grandes fabricantes de equipamentos e temos contratos flexíveis e o nível de qualidade e atendimento que certamente atenderão suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *