Notebook ou Desktop, Qual o Melhor para Empresas?

Em geral, os notebooks são mais vantajosos para a maioria das atividades nas empresas. Os desktops costumam ser melhores para áreas mais específicas, em geral, para atividades que demandam muita capacidade de processamento e memória de vídeo, como edição de vídeos profissionais e programação.

Neste post, vamos listar os maiores benefícios dos notebooks para as empresas e em quais situações o desktop seria mais adequado. Acompanhe!

Quer ir para um tópico específico? É só clicar em um dos links:

Mobilidade
Integrações e menos custo com hardware
Menos consumo de energia
Versatilidade
Benefícios dos desktops
Temos os equipamentos de informática mais adequados para sua empresa

Mobilidade

A maior vantagem do notebook é a mobilidade. Seja no escritório, presencialmente, ou em modelo home office, é extremamente útil poder carregar o computador para onde você for.

Com notebooks, é simples levar o equipamento para uma sala de reunião para fazer apresentações e mostrar relatórios. Em casa, é prático poder se instalar em qualquer cômodo para trabalhar.

Além disso, existem diversas opções de notebooks bastante leves e compactos, o que potencializa ainda mais a mobilidade e o conforto de se trabalhar com esses equipamentos.

Integrações e menos custo com hardware

Os notebooks também contam com uma série de hardwares integrados, como câmera para videochamadas, microfone embutido para chamadas de áudio, speakers para emissão de áudio, receptor de wi-fi, bluetooth, entre outros.

Com os desktops, seria necessário adquirir webcams, headset com microfone, caixa de som, e receptores de bluetooth ou wifi separados, aumentando o custo.  E, por mais óbvio que pareça, os desktops ainda aumentam o custo com as peças básicas de hardware, como o monitor, teclado e mouse.

Por outro lado, normalmente as pessoas acrescentam apenas um mouse externo aos notebooks para tornar o trabalho mais ágil do que com o trackpad nativo. Dessa forma, o custo com hardware extra é consideravelmente menor ao usar notebooks.

Menos consumo de energia

Os notebooks também consomem bem menos energia que os desktops. Isso porque os notebooks já são projetos com a eficiência energética em mente. 

Além disso, os notebooks possuem autonomia para funcionar por algumas horas sem necessidade de conectar à rede elétrica, enquanto os desktops precisam ficar sempre ligados na tomada.

Vale lembrar ainda que no desktop, o consumo de energia se dá tanto para alimentar o gabinete quanto para alimentar o monitor, enquanto os notebooks utilizam menos energia total para alimentar todo o equipamento.

Versatilidade

Além da mobilidade, os notebooks também têm a vantagem de serem versáteis e se adaptarem a diferentes situações ou processos de trabalho. Precisa visitar um cliente ou fazer uma viagem a trabalho? É simples transportar o notebook.

Precisa de um espaço de visualização maior para determinado trabalho? Você pode conectar o notebook a um monitor externo e ter uma tela maior ou até mesmo dividir o espaço entre a tela do notebook e o monitor.

Está em uma mesa de trabalho com cabo de internet? É só conectar e aproveitar a melhor estabilidade. Precisa ir para outro local, conecte-se ao wi-fi. Toda essa versatilidade acaba se perdendo quando se usam os desktops.

Benefícios dos desktops

Apesar de os notebooks apresentarem diversas vantagens, os desktops podem ser mais indicados dependendo da atividade da empresa. Programadores ou editores de vídeo, por exemplo, gostam de usar dois monitores grandes lado a lado para facilitar o fluxo de trabalho.

Além disso, como ponto positivo, nos desktops é mais fácil fazer upgrades de componentes, como incluir mais memória ou trocar uma placa de vídeo.

Temos os equipamentos de informática mais adequados para sua empresa

A AP Networks faz aluguel de desktops e notebooks com tecnologia de ponta para sua empresa no modelo PC As A Service.

Por pequenos pagamentos mensais, que cabem no orçamento da organização, você tem acesso a equipamentos de última geração, com configurações específicas para atender melhor cada departamento.

Além disso, o suporte e a manutenção também estão incluídos na mensalidade, o que ajuda sua empresa a reduzir muitos custos. Está em dúvida? Os contratos são flexíveis, por um único dia até vários meses.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato com a AP Networks e conheça nossas soluções.  Atuamos há mais de 15 anos no mercado, formando parceria com grandes fabricantes de equipamentos e opções que certamente atenderão suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *