05 Recursos do Windows 10 que Facilitam o seu Dia a Dia

O Windows continua a ser o sistema operacional mais presente nos computadores de todo o mundo. A versão mais recente, o Windows 10, já está há cerca de 6 anos no mercado e recebe atualizações constantes, com recursos interessantes sendo adicionados ao longo do tempo. 

Neste post, vamos mostrar alguns recursos muito úteis desse sistema no qual você que talvez você não conheça, e que facilitam o dia a dia. Confira!

Quer ver uma dica específica? É só clicar em um dos links abaixo:

01 Capturar a tela e fazer anotações
02 Trabalhar com janelas lado a lado
03 Usar emojis no seu texto
04 Histórico do ctrl+c, ctrl+v
05 Usar mais de uma área de trabalho
Gostou das dicas?

01 Capturar a tela e fazer anotações

Lembra da época em que salvar uma tela do PC envolvia apertar a tecla “Print Screen”, colar a imagem no Paint e depois salvar a imagem? Se você ainda utiliza esse processo, saiba que há formas bem mais simples atualmente. 

A forma mais simples de salvar a tela inteira do seu computador no Windows 10 é apertar a combinação de teclas “logotipo do windows” e “print screen” ao mesmo tempo. Você verá a tela piscar e a imagem da tela será salva automaticamente na pasta “Captura de Tela” dentro da pasta “Imagens” do sistema. Prático, não? 

Outro recurso interessante é a ferramentaCaptura e Esboço. Você pode acioná-la rapidamente com o atalho “logotipo do windows” + “shift” + “S”.  Em seguida, clique e arraste para formar um retângulo na área da tela que deseja capturar. 

Aparecerá uma notificação com a imagem capturada. Agora clique na notificação a ferramenta de Captura e Esboço abrirá a imagem. Nessa tela, perceba que existem vários botões com ícones de caneta, lápis e marcador de texto. 

Você pode usar essas ferramentas para fazer anotações na captura de tela e realçar o texto. Além disso, ao lado do botão de régua, há um botão que permite recortar a captura de tela para pegar exatamente a área que você precisa.  Quando estiver tudo pronto, é só clicar no ícone do disquete para salvar a imagem.

02 Trabalhar com janelas lado a lado

Você já precisou ler as informações de um site enquanto digitava um texto no Word, ou pegar números de um relatório em pdf para digitar em um planilha no Excel, por exemplo, e ficava alternando o tempo todo de uma janela para a outra?  Então esse recurso vai ajudar você em tarefas como essa. 

Simplesmente clique e arraste na barra de títulos de uma janela e arraste ela para um dos cantos da tela. A janela será redimensionada para ocupar metade da tela e você verá miniaturas de todas as outras janelas abertas. Agora clique em uma das miniaturas e ela ocupará a outra metade da tela. 

Pronto! Você tem duas janelas de programas diferentes divididas ao meio e pode trabalhar com as duas ao mesmo tempo. Outra dica útil é que passando o mouse sobre a divisão das janelas, você pode clicar e arrastar para mudar o espaço que cada uma ocupa.

03 Usar emojis no seu texto

Sabia que é possível incluir emojis em um documento do Word ou apresentação do Power Point, por exemplo? 

Basta apertar a combinação de teclas “logotipo do windows” mais tecla de ponto final. Uma janela com todos os emojis aparecerá no canto da tela. Agora é só procurar o emoji desejado e clicar nele para inseri-lo no texto. 😉

04 Histórico do ctrl+c, ctrl+v

Já aconteceu de você copiar uma informação (ctrl+c), depois copiar outras coisas e aí lembrar que precisava colar novamente aquela primeira informação mas ela já se perdeu com os novos control c? 

O recurso histórico da área de transferência é extremamente útil nessa situação. Primeiro, é preciso ativá-lo: vá nas configurações do Windows, clique em Sistema, agora na aba lateral “Área de Transferência” e ative a opção de histórico. 

Agora, tudo que você copiar com control+c ficará gravado no histórico. Quando precisar colar alguma informação antiga, em vez de control+v, use “logotipo do windows”+v.  Aparecerá uma janela com a lista de informações copiadas. É só clicar sobre a que quer resgatar e ela será colada. 

05 Usar mais de uma área de trabalho

Você é uma pessoa organizada? Então vai amar esse recurso. Você pode criar mais de uma área de trabalho no Windows 10 e organizar seus aplicativos entre elas. 

Digamos que você queria uma área para trabalhar com suas coisas pessoais e uma outra para as janelas e programas do trabalho, por exemplo. 

Para isso, pressione a tecla com o  “logotipo do windows” + tecla “tab”.  No alto da tela, você verá uma miniatura da área de trabalho atual com o nome “área de trabalho 1”. Bem ao lado dela, haverá um botão de “+” para criar uma nova área de trabalho. 

E pronto, agora é só clicar no ícone da nova área de trabalho e abrir os programas nela. Para alternar entre as áreas de trabalho, é só apertar logo do windows + tab e selecionar a miniatura da área que deseja acessar.  Você também pode usar o atalho “logotipo do windows” + control + seta para esquerda ou para direita para ir de uma área de trabalho para a outra. 

Gostou das dicas?

Se este post ajudou você a descobrir novos recursos do Windows para facilitar seu dia a dia, confira também outras dicas e artigos interessantes do nosso blog. 

Você também poderá gostar destes posts: 

Dicas para melhorar a qualidade do sinal wi-fi
5 dicas para reduzir o custo com impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *