Os Notebooks da sua Empresa estão Precisando de um Upgrade?

O diagnóstico é fácil: quando os notebooks começam a apresentar lentidão excessiva, não são mais compatíveis com novas versões de programas ou param de receber atualizações, então estão precisando de um upgrade. 

Neste post, entenda quando e por que realizar upgrades do seu parque de notebooks ou desktops e a importância desse procedimento. Acompanhe! 

Vamos falar sobre os seguintes temas ao longo do artigo:

Upgrade ou manutenção?
Quando o upgrade é realmente necessário?
Upgrade por setor
É mesmo inevitável fazer upgrade dos notebooks?
O custo-benefício compensa o upgrade?
Gostou do post?

Upgrade ou manutenção?

Um dos principais sinais de que o notebook está ficando defasado é a lentidão cada vez maior e a dificuldade para executar os softwares.  Esses sintomas também aparecem quando o PC simplesmente precisa de manutenção, como quando o HD está muito cheio, fragmentado ou há muitos programas pesados instalados, por exemplo. 

Como saber, então se o problema requer manutenção ou um computador melhor? Se seus equipamentos já têm mais de 3 anos, é provável que em breve apenas a manutenção já não seja capaz de solucionar os problemas de desempenho e compatibilidade. Se o equipamento tem mais de 5 anos, certamente está precisando de um upgrade.

É claro que, com boa rotina de manutenção preventiva, você consegue prolongar a vida útil dos equipamentos. Portanto, é sempre interessante aliar as duas coisas: manutenção e upgrade quando o equipamento realmente estiver defasado. 

Quando o upgrade é realmente necessário?

Fazer upgrade dos seus equipamentos é inevitável quando um software que você precisa para seu negócio, por exemplo, se torna incompatível com a atual configuração dos seus notebooks. 

Além disso, quando os equipamentos impactam negativamente na produtividade, seja devido à lentidão ou por não conseguirem trabalhar com softwares mais otimizados, também vale a pena investir em upgrades. 

Lembrando que o upgrade não necessariamente significa investir em máquinas de categorias superiores. Se você comprar um novo notebook hoje do mesmo modelo de um que já possui, o modelo 2021 certamente terá componentes, especificações e recursos melhorados em relação ao seu modelo 2016, por exemplo. 

Upgrade por setor

Além disso, diferentes setores demandam recursos diferentes dos notebooks. Um departamento administrativo, que lida essencialmente com programas da família Office, não precisa de uma melhoria  robusta na memória ou processador. 

Por outro lado, no caso de um setor de TI que desenvolve aplicativos, será necessário ter equipamentos com memória, vídeo e processador atualizados para terem compatibilidade com novas tecnologias e apresentar bom desempenho. 

É mesmo inevitável fazer upgrade dos notebooks?

Sim. Por diversas razões que envolvem tanto a performance quanto a segurança. Computadores mais antigos começam a não ter mais suporte para atualizações e drivers mais novos. Isso compromete a segurança dos dados da empresa. Quanto mais antigo e desatualizado for o sistema, maior a chance de ter mais brechas de segurança. 

Paralelamente, ao não fazer o upgrade, chegará um momento em que a empresa trabalhará com versões mais antigas dos softwares e abrirá mão de recursos que poderiam facilitar e agilizar o dia a dia. 

Por fim, há a questão da incompatibilidade (imagine receber um arquivo de um cliente e não conseguir abrir porque seu computador é antigo) e da lentidão que compromete a performance e a produtividade. 

O custo-benefício compensa o upgrade?

Sabemos que renovar um parque de equipamentos de informática é um investimento alto por parte das empresas. 

Porém, comprometer a segurança dos dados, ter queda de performance e utilizar tecnologia antiga é potencialmente mais perigoso e pode causar grande prejuízo. 

Uma solução, que sempre recomendamos, é avaliar a opção de fazer aluguel de notebooks e equipamentos de informática com PC As a Service

Nesse modelo, sua empresa paga um valor fixo mensal, que cabe no orçamento operacional, e tem acesso a notebooks de última geração com manutenção incluída. Além disso, também é possível fazer upgrade nos equipamentos durante o contrato e contratar configurações de acordo com a necessidade de cada área. 

Gostou do post?

Se este conteúdo ajudou você a entender por que é importante fazer o upgrade de equipamentos de informática, confira também outras dicas do blog da AP Networks

Você também poderá gostar destes artigos:

Notebook ou desktop, qual o melhor para as empresas?
Como escolher um bom fornecedor de equipamentos de informática?
Por que é importante manter seus computadores atualizados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *