Dicas para Preservar seu Notebook

Os notebooks se tornaram equipamentos que acumulam funções de lazer e trabalho, sobretudo durante este período de isolamento social.

Das reuniões profissionais às videoconferências com amigos e aniversários virtuais, os notebooks estão cada vez mais presentes em nossa rotina e se tornaram itens essenciais. Por isso, é importante saber como cuidar bem deles.

Confira neste post nossas dicas para preservar o seu notebook e preservar a vida útil do equipamento!

Quer ver uma dica específica? Clique em um dos links abaixo:

Vai comer? Mantenha distância do notebook
Faça uma limpeza periódica
Cuidado com a ventilação
Transporte adequado
Gostou das dicas?

Vai comer? Mantenha distância do notebook

Está trabalhando e deu aquela vontade de tomar um café ou comer alguma coisa? Resista à tentação de trazer a caneca para perto do notebook.  O teclado, principalmente, exerce uma forte atração por copos cheios e migalhas de alimentos.

Os líquidos, em contato com o computador, podem danificar os componentes e fragmentos de alimentos que entram pelo teclado também prejudicam o bom funcionamento do equipamento.

Procure sempre comer e beber longe do notebook. Se não for possível e você notar que alguma migalha caiu no teclado, limpe com um pincel. No caso de derramamento, desligue o computador, vire o computador de ponta cabeça para escorrer o líquido e espere secar.

Faça uma limpeza periódica

Por mais que você nunca coma nada perto do computador, a própria poeira e outras partículas suspensas no ar, além de gordura e sujeira acumulada nos dedos sobre o teclado podem desgastar aos poucos o equipamento.

É recomendado fazer limpezas periódicas nos notebooks com flanelas macias e álcool isopropílico. Neste post, detalhamos como limpar notebooks, tablets e celulares com segurança. Vale a pena conferir.

Cuidado com a ventilação

Você está trabalhando em sistema home office ou quer assistir a uma série no notebook e pensa “por que não usá-lo na cama mesmo?”

Pois saiba que, apesar de cômodo, essa prática não é aconselhável. Ao colocar um notebook sobre o colchão, ou sobre uma almofada no seu colo, você bloqueará o fluxo de ar sob o equipamento. Isso faz o computador sobreaquecer e compromete o bom funcionamento dos componentes internos.

O ideal é sempre usar o notebook sobre uma mesa plana ou em um suporte para notebooks.

Transporte adequado

Quando precisar transportar o notebook, utilize sempre uma mochila com compartimento específico para esse equipamento, case, pasta ou maleta, por exemplo.

Não transporte o computador debaixo do braço ou solto no assento do carro para evitar impactos que podem danificar o aparelho.

Além disso, lembre-se de desligar o notebook quando for transportá-lo. Se você apenas fechar a tampa, o disco rígido continua ativo e pequenos solavancos e chacoalhadas pelo caminho podem ser suficientes para danificar o braço acionador que salva os dados.

Nesse sentido, atualmente vários notebooks possuem sistema de giroscópio que detectam a movimentação do notebook e desativam o HD. Porém, esse mecanismo pode demorar a ser acionado e, por isso, é sempre mais aconselhável deixar o notebook já desligado.

Gostou das dicas?

Se este post ajudou você a como cuidar melhor do seu notebook, confira também outras dicas do blog da AP Networks.

Você também poderá gostar destes posts:

5 dicas para melhorar a segurança do seu WhatsApp
Dicas para melhorar a qualidade do sinal wi-fi
Recursos do Windows 10 que facilitam o seu dia a dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *