Deixe seu Notebook mais Rápido

É inevitável, com o tempo, os notebooks vão ficando mais lento, mas isso não quer dizer que não existam medidas preventivas que você possa utilizar para deixar seu equipamento mais rápido.

E não é necessário instalar nenhum utilitário especial, as dicas que vamos dar neste post são boas práticas que você pode adotar para evitar a lentidão do seu notebook e melhorar o desempenho. Confira!

Quer ler uma dica específica? É só clicar no índice abaixo:

01 Limpe sua Área de Trabalho
02 Desinstale programas não utilizados
03 Use a ferramenta de limpeza de disco
04 Desabilite programas que iniciam junto com o Windows
05 Verifique a presença de vírus e malwares
06 Considere instalar mais memória
07 Utilize um SSD
Gostou das dicas?

01 Limpe sua Área de Trabalho

Você é daquelas pessoas que entopem a área de trabalho com atalhos de programas, fotos e arquivos de todos os tipos? Pois saiba que isso contribui para deixar o notebook mais lento.

Quanto mais itens você tiver na sua área de trabalho, mais o computador demora para iniciar. Uma boa prática é apagar todos os atalhos de programas (prefira acessá-los pelo menu iniciar) e mover seus documentos e fotos para pastas dedicadas (como a “Meus Documentos” e “Minhas Imagens”).

Deixar tudo na área de trabalho pode ser mais cômodo, mas não compensa a perda de desempenho para o dia a dia. Além disso, a versão atual do Windows facilita o acesso a pastas e documentos acessados com frequência na seção “Acesso rápido” do Explorador de Arquivos.

02 Desinstale programas não utilizados

Clique no menu iniciar e veja toda a sua lista de programas. Possivelmente existem alguns que você nem se lembra mais de que tinha instalado. Se for o caso, desinstale tudo o que você não precisa mais.

Quanto mais espaço você puder liberar no HD, melhor será o desempenho do notebook.

03 Use a ferramenta de limpeza de disco

Liberar espaço no HD ajuda o notebook a ficar mais rápido. Uma forma de analisar o que pode ser excluído é usando a ferramenta de limpeza de disco.

Para isso, clique no menu iniciar e digite “limpeza de disco”. Selecione o aplicativo de mesmo nome e o Windows irá analisar arquivos desnecessários ocupando espaço.

Será exibida uma lista de arquivos desnecessários e o espaço que estão ocupando. Você pode selecionar quais deseja apagar. Arquivos temporários de internet, miniaturas, arquivos temporários e miniaturas são tipos de arquivos que você pode apagar com segurança.

04 Desabilite programas que iniciam junto com o Windows

Clique com o botão direito na barra de tarefas (barra inferior onde ficam os ícones de programas abertos) e selecione a opção “Gerenciador de tarefas”. Em seguida, selecione a aba “Inicializar”.

Você verá a lista de todos os aplicativos que estão iniciando quando o notebook é ligado. Desabilite todos os que não são necessários para melhor o desempenho da inicialização do Windows.

05 Verifique a presença de vírus e malwares

Use o antivírus da sua confiança e faça uma verificação por vírus e malwares no notebook. Essas pragas virtuais, além de prejudicar o equipamento, diminuem consideravelmente a velocidade do notebook.

06 Considere instalar mais memória

Todas as dicas anteriores são boas práticas preventivas. Mas pode acontecer de a lentidão ser causada por hardware defasado. Uma alternativa que pode ajudar a melhorar a velocidade, nesse caso, é aumentar a quantidade de memória RAM instalada.

Nesse caso, consulte sempre um técnico especializado para ter certeza de que o aumento da memória é uma boa solução e fazer a instalação corretamente.

07 Utilize um SSD

Apesar de ser bastante eficiente, deixamos essa dica por último por ser a opção mais cara. O SSD é um tipo de armazenamento que pode ser até 10 vezes mais rápido que um HD comum e, no futuro, será o tipo padrão de armazenamento.

Por enquanto, substituir o HD do seu notebook por um SSD pode ser bem caro, além de ser necessária a ajuda de um técnico especialista para fazer a troca da maneira correta.  O ganho de performance, porém, é considerável.

Gostou das dicas?

Se este post ajudou você a melhorar a velocidade do seu notebook, confira também outras dicas do blog da AP Networks. 

Você também poderá gostar destes posts: 
5 dicas para melhorar a segurança do seu WhatsApp
Dicas para melhorar a qualidade do sinal wi-fi
Como criar senhas fortes e seguras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *