Saiba como Aumentar ainda mais a Economia de Energia do seu Notebook

Os notebooks já são naturalmente mais eficientes no consumo de energia que os computadores de mesa. Conforme já demonstramos em uma simulação, os notebooks chegam a reduzir em cerca de 5 vezes o gasto de energia em relação a um desktop convencional.

Mas o que já é bom pode ficar melhor. Neste post, vamos ensinar algumas dicas para você reduzir ainda mais o consumo de energia do seu notebook. Confira!

Você pode clicar no índice abaixo e ir direto para uma dica específica:
Reduza o brilho da tela
Use o modo de economia de energia
Desabilite programas em segundo plano
Desconecte periféricos e recursos sem utilização
Cuidado com o calor
Gostou do post?

Reduza o brilho da tela

Sabia que a tela é o componente que mais consome energia do notebook?  E quanto mais forte for o brilho da tela, mais o monitor consome energia. Por isso, quando for usar o computador durante o dia, prefira ambientes bem iluminados e reduza o brilho do seu monitor.

A redução do brilho pode ser feita por meio do teclado (geralmente a tecla tem um ícone de sol) ou pelo próprio Windows, ao clicar no ícone de central de ações ao lado do relógio e selecionar a configuração rápida de brilho.

Use o modo de economia de energia

O Windows 10 possui um recurso nativo de economia de energia, que é ativado quando a bateria está perto de acabar (semelhante a alguns smartphones). Você pode ativar esse recurso indo em “Configurações” , depois em “Sistema” e na aba “Economia de Energia”.

Nessa tela você também pode escolher a partir de qual porcentagem restante da bateria o modo de economia entrará em ação. Também é possível clicar em “uso da bateria” e visualizar quais programas mais consumiram energia nas últimas 24 horas.

Desabilite programas em segundo plano

Existem alguns aplicativos do Windows 10 que ficam em execução em segundo plano mesmo quando não estão abertos e você não os está utilizando. App como o clima, e-mail e calendário são alguns exemplos.

E como você pode deduzir, a execução desses programas em segundo plano consome energia à toa. Para ver quais apps estão abertos em segundo plano e restringir essa possibilidade, acesse “Configurações”, “Privacidade” e escolha a aba lateral “Aplicativos em Segundo Plano”.

Desconecte periféricos e recursos sem utilização

Sabe aquele pendrive que você deixou plugado no notebook e não está usando já faz dias, ou um mouse que você espetou na porta USB mas agora só está usando o trackpad? Bom, só pelo simples fato de estarem conectados eles estão recebendo energia do notebook.

Por isso, sempre que tiver periféricos que não esteja usando, desconecte-os do computador para economizar mais um pouco de energia.

Além disso, clique na central de ações (ícone ao lado do relógio) e confira se não há recursos ligados, como o bluetooth, e que não estão sendo usados.

Cuidado com o calor

Sempre que possível (afinal estamos no Brasil), use seu notebook em locais bem ventilados e arejados. Assim, você evita que o equipamento tenha que aumentar muito a velocidade dos coolers para a refrigeração interna e gasta menos energia.

Além disso, como já recomendamos, não utilize o notebook apoiado diretamente sobre a cama ou almofadas para não tapar as saídas de ventilação. Além de gastar mais energia , isso pode sobreaquecer o notebook e danificar os componentes. Tente usar sempre um suporte de notebook nessas ocasiões.

Gostou do post?

Se este artigo ajudou você a entender como economizar ainda mais energia com seu notebook, confira também outras dicas do blog da AP Networks.

Você também poderá gostar destes posts:
Notebooks: aliados na redução do consumo de energia da sua empresa
Dicas para melhorar a qualidade do sinal wi-fi
Como criar senhas fortes e seguras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *