Descubra como Economizar Energia e Melhorar o Desempenho da Bateria no seu Celular

Em nosso post passado, mostramos como economizar energia e poupar a bateria do seu notebook. Agora trazemos dicas para reduzir o gasto de energia no seu smartphone. Afinal, ninguém gosta de ficar sem bateria justamente quando mais precisa, certo? 

Confira, a seguir, dicas para gastar menos energia e aumentar a duração da bateria do seu celular! 

Quer ler uma dica específica? Clique no índice:
01 Reduza o brilho da tela
02 Diminua o tempo de desligamento da tela
03 Se não estiver usando, desligue a vibração
04 Desligue notificações inúteis
05 Desligue funções que não está usando
06 Ative o modo de economia de energia
07 Papéis de parede animados e widgets
Gostou do post?

01 Reduza o brilho da tela

A mesma dica para os notebooks vale para os smartphones. As telas são as grandes consumidoras de energia e bateria. Portanto, ajuste o brilho do seu celular para um nível que seja confortável para visualizar as informações, mas não muito intenso. 

Ao usar uma tela com brilho muito forte, além de gastar mais sua bateria , você ainda ficará com a vista cansada mais rapidamente. Principalmente se levarmos em conta o tempo que passamos olhando para nossos celulares ao longo do dia. 

02 Diminua o tempo de desligamento da tela

Os smartphones desligam a tela automaticamente quando você não interage com eles por determinado tempo, certo? Uma forma de poupar bateria e não desperdiçar energia é configurar esse tempo de desligamento para um intervalo mais curto. 

Alguns celulares permitem configurar a tela para desligar automaticamente após alguns segundos de inatividade. Mas isso pode ser ruim caso você só esteja lendo alguma matéria ou artigo, sem tocar na tela, e ela ficar desligando toda hora. 

Por isso, escolha um intervalo que seja mais de acordo com seu tipo de uso, mas nada exagerado. Dificilmente você ficará 15 minutos, por exemplo, parado sem mexer na tela. 

03 Se não estiver usando, desligue a vibração

Se você não costuma usar o celular no modo silencioso e ele vibra ao mesmo tempo em que toca durante as chamadas e notificações, está gastando energia à toa. 

Isso porque o motor que faz o aparelho vibrar precisa de boa quantidade de energia para ser potente o bastante para fazer um barulho perceptível. 

Você já deve ter notado que o celular chega a se deslocar, dependendo da superfície em que esteja.  Dá para imaginar que a demanda de energia para isso não é das mais baixas, certo?  

Por isso, é uma boa ideia desligar a função de vibração se você estiver em um ambiente onde não precisa do celular em modo silencioso. 

04 Desligue notificações inúteis

Aquele joguinho que fica enviando notificações de propaganda ou as notificações de aplicativos que você nem lembrava mais que tinha instalado também desperdiçam a energia do seu celular.

Geralmente, cada vez que uma notificação é enviada, a tela do celular é ativada. E se você não seguiu a dica 02 (reduzir o tempo de desligamento da tela), pode ser que a tela ainda fique ligada por um bom tempo, jogando energia fora e gastando sua bateria. 

Assim, é uma boa ideia fazer um pente fino e desativar notificações de apps menos relevantes para você. Além de ajudar a reduzir o consumo de energia, também reduz as distrações com celular! 

 

05 Desligue funções que não está usando

Vale a pena olhar o painel de configurações rápidas do seu celular e desativar funções que você não esteja usando, como o bluetooth, por exemplo. Muitas vezes, nem percebemos que o bluetooth está ativado e consumindo nossa bateria sem utilização alguma. 

Se você estiver em casa, por exemplo, também pode desativar a localização, a não ser que esteja usando algum app que precise desse dado.  Todos esses recursos, quando ativos, contribuem para o consumo mais rápido da bateria. 

06 Ative o modo de economia de energia

Essa função é semelhante a que existe nos notebooks. Ao ativá-la, o celular entra em modo de economia quando a bateria atinge certa porcentagem, como 15% restante, por exemplo. 

Normalmente, esse modo reduz o brilho da tela, desativa aplicativos em segundo plano, desliga animações de tela e outros recursos que consomem a bateria mais rapidamente. 

Assim, você ganha algum tempo extra antes de bateria zerar e tem mais tempo para encontrar um lugar para recarregar. 

07 Papéis de parede animados e widgets

Alguns celulares possuem recursos como papéis de parede e tela de bloqueio animados. Apesar de esteticamente atraentes, essas funções demandam mais energia do aparelho, pois é necessário mais processamento para mostrar as animações. 

Outro recurso que, apesar de prático, também aumenta o consumo de energia é usar muitos widgets na tela inicial do celular. 

Se sua tela inicial mostra a temperatura, previsão do tempo, relógio, e-mails não lidos, chats recentes e outras coisas do tipo, está demandando mais processamento e, consequentemente, gastando mais energia. 

O ideal é sempre usar esses recursos de forma moderada e ponderar o que é realmente útil e imprescindível. 

Gostou do post?

Se este artigo ajudou você a aumentar a duração da bateria do seu celular e gastar menos energia, confira também outras dicas do blog da AP Networks.  

Você também poderá gostar destes posts: 

Notebooks: aliados na redução do consumo de energia da sua empresa
Dicas para melhorar a qualidade do sinal wi-fi
05 dicas para melhorar a segurança no seu WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *