O que é Verdade e o que é Mito sobre Economia de Bateria no Smartphone

Em artigo anterior, mostramos sete dicas para economizar bateria e melhorar a performance do seu smartphone. Agora, vamos explorar um pouco mais o tema e mostrar o que é verdade e o que não faz sentido quando o assunto é poupar a bateria, entre outras informações úteis. Confira! 

Quer ir para uma dúvida específica? É só usar o índice:

Diferença entre vida útil e autonomia da bateria
A potência da bateria faz diferença para a autonomia?
Usar papel de parede escuro aumenta a autonomia da bateria?
Ativar o modo avião ajuda a economizar bateria?
É ruim utilizar o celular enquanto a bateria está carregando?
O calor diminui a vida útil da bateria?
Gostou do post?

Diferença entre vida útil e autonomia da bateria

A vida útil se refere ao tempo em que a bateria é capaz de funcionar antes que precise ser trocada por outra. Em geral, essa vida útil é longa e sua bateria deve durar até que você troque o celular por um modelo mais novo. 

Se você usa seu celular moderadamente, provavelmente não terá que se preocupar com a vida útil da bateria. 

Já a autonomia diz respeito ao tempo que a bateria dura até precisar ser recarregada. É com a autonomia que as pessoas se preocupam, pois ninguém gosta de ficar sem energia no celular no meio do dia. As dicas do nosso post anterior, por exemplo, mostram como melhorar a autonomia da bateria.

A potência da bateria faz diferença para a autonomia?

É verdade. Atualmente, existem smartphones com baterias de 5.000 mAh e até 7.000 mAh. 

Quanto maior for essa medida de miliampere por hora, maior será o tempo de duração da bateria. Por isso, se você nunca reparou nessa informação ao comprar um celular, comece a dar atenção a esse detalhe. 

Mas atenção, esse número, por si só, não garante que a bateria de um smartphone com mais mAh terá mais autonomia que a de outro celular com menos. Isso porque o quanto o processador e outros componentes do celular demandam da bateria também impactam na duração. 

Usar papel de parede escuro aumenta a autonomia da bateria?

Não exatamente. Para fazer a cor preta, os pixels, ou pontos da tela no celular, não são acesos e, teoricamente, isso faria com que o consumo de bateria fosse melhor. 

Segundo alguns especialistas, porém, essa economia é tão pequena que não chega a ser significativa para aumentar a autonomia da bateria. 

Ativar o modo avião ajuda a economizar bateria?

Verdade! Isso acontece porque o modo avião desativa conexões como o Wi-fi, Bluetooth, GPS, 4G e a própria rede celular. Todos esses recursos consomem a bateria do smartphone quando usados permanentemente. 

É ruim utilizar o celular enquanto a bateria está carregando?

É verdade. Mas isso se aplica ao uso excessivo e não quando você simplesmente dá uma conferida rápida nos e-mails ou na notificação das redes sociais. 

Fazer uso intenso do celular enquanto ele carrega, como assistir a filmes ou jogar pode causar a chamada “carga parasitária” – ou seja, a energia está se dissipando ao mesmo tempo em que a bateria recebe carga. 

O resultado dessa prática é a diminuição da vida útil da bateria. Além disso, também pode sobreaquecer a bateria, prejudicando ainda mais a vida útil. 

O calor diminui a vida útil da bateria?

Também é verdade. Não são só as pessoas que sofrem com as altas temperaturas, os componentes eletrônicos, como os chips e as baterias dos smartphones, também se desgastam. Como consequência, sua vida útil diminui. 

Dessa forma, celulares ou tablets esquecidos dentro do carro sob o sol ou mesmo largados sob luz direta do sol naqueles dias escaldantes podem ser danificados e, nos casos mais graves, até parar de funcionar. 

Gostou do post?

Se este artigo ajudou você a entender mais sobre os fatores que realmente impactam na duração da bateria do seu smartphone, confira também outras dicas do blog da AP Networks.  

Você também poderá gostar destes posts: 
Notebooks: aliados na redução do consumo de energia da sua empresa
Dicas para melhorar a qualidade do sinal wi-fi
05 dicas para melhorar a segurança no seu WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *