Dicas de Manutenção Preventiva para você Cuidar bem do seu Notebook

A manutenção preventiva de notebooks é um conjunto de procedimentos que evitam o desgaste do equipamento e retardam o aparecimento de problemas e falhas. São bons hábitos que ajudam a manter a boa performance e o bom funcionamento do seu computador por mais tempo. 

Neste post, separamos algumas dicas de manutenção preventiva que você pode adotar no seu dia a dia para manter seu notebook em bom estado pelo maior período de tempo possível. Confira! 

Quer saber mais sobre um tópico específico? É só clicar na lista:

Limpeza
Alimentos e líquidos
Ventilação
Guarda e Conservação
Desfragmentação do HD
Atualização do sistema operacional e antivírus
Limpeza da lixeira e desativação da inicialização automática de programas
Backup dos arquivos
E quando a manutenção corretiva é necessária?
Gostou do post?

Limpeza

A higienização dos notebooks é importante para remover poeira, sujeira e até bactérias que podem acumular principalmente em áreas de contato com os dedos, como o teclado e o touchpad. 

Já fizemos um artigo focando especificamente nesse tópico. Recomendamos a leitura deste post para instruções de como fazer a limpeza de notebooks, celulares e tablets com segurança com mais detalhes. 

De maneira geral, é recomendado verificar o manual do fabricante do seu notebook sobre os produtos de limpeza indicados. Na maioria das vezes, o ideal é usar pano macio que não solte fiapos e o álcool isopropílico 70%. 

Realizar limpeza periódica é uma boa prática, pois o acúmulo de poeira nos equipamentos eletrônicos podem obstruir as saídas de ar  e fazer com que eles sobreaqueçam, danificando os componentes. 

Você pode passar um pano macio na tampa do notebook, tela e no corpo. Em componentes e peças menores, como as teclas do teclado e saídas de ar, pode ser usado um cotonete. 

Alimentos e líquidos

O hábito de comer, tomar café ou bebidas perto do notebook é extremamente prejudicial. Fragmentos de comida podem penetrar por frestas no equipamento e danificar os componentes internos. Os líquidos também danificam componentes eletrônicos e podem causar curto-circuitos. 

Caso você note que migalhas caíram no teclado, use um pincel para removê-las. Já no caso de derramamento de líquido. Desligue imediatamente o notebook, vire-o de cabeça para baixo e espere o líquido escorrer para fora. Seque e só ligue novamente depois que estiver completamente seco. 

Ventilação

Certifique-se de manter as saídas de ar sempre desobstruídas. Para isso, evite usar o notebook em cima da cama ou sobre o colo. Prefira usar um suporte de notebook para garantir que as saídas de ar estejam livres. 

Guarda e Conservação

Quando não estiver usando o notebook, evite deixá-lo em local muito quente ou sob luz direta do sol. Além disso, quando for transportá-lo para o trabalho ou outro local, carregue-o em uma mochila ou mala com suportes ou compartimentos adequados para que o equipamento não fique balançando ou sofra solavancos pelo caminho. 

Desfragmentação do HD

Falamos sobre cuidados com o hardware nos tópicos anteriores, mas também existem boas práticas no uso do software.  Acesse os acessórios do Windows e use o Desfragmentador de Disco para manter o disco rígido desfragmentado. 

Assim você  também mantém o desempenho do sistema, já que o acesso às informações fica mais ágil quando o disco não está fragmentado. 

Atualização do sistema operacional e antivírus

Sempre que houver atualizações disponíveis, atualize seu sistema operacional para garantir que as últimas correções de erros e de segurança estejam presentes. 

Além disso, mantenha um bom antivírus e firewall atualizados para evitar ameaças de vírus, invasões de redes e outros malwares que prejudicam o computador.

Limpeza da lixeira e desativação da inicialização automática de programas

Periodicamente, adote o hábito de excluir aqueles arquivos sem uso parados na lixeira do Windows. Eles estão ocupando espaço no seu disco à toa. 

Além disso, clique com o botão direito na barra de tarefas do Windows e selecione o “Gerenciador de Tarefas”. Na aba “Inicializar”, você encontra a lista de programas que estão iniciando quando o notebook liga. Desative todos os que não sejam essenciais. Assim o sistema consegue iniciar mais rapidamente. 

Backup dos arquivos

Mantenha o hábito de fazer backup período dos seus arquivos mais importantes. Você pode usar tanto um HD externo portátil, pen drive ou mesmo serviços na nuvem para salvar seus documentos.  

Assim você evita perder informações e projetos importantes caso algo aconteça com seu notebook. 

E quando a manutenção corretiva é necessária?

Seguindo os procedimentos e dicas deste post, você evitará muitos problemas e a necessidade de manutenção corretiva. Mas, ainda assim, pode acontecer algo inesperado e ser preciso a ajuda de profissionais para corrigir falhas. 

Nesse caso, se o notebook não estiver na garantia, procure por profissionais autorizados ou peça indicação de técnicos de confiança. 

Cabe ressaltar que as empresas que utilizam o serviço PC As A Service da AP Networks têm acesso a suporte online para resolução de dúvidas e problemas e manutenção corretiva incluídos no valor da mensalidade. 

Gostou do post?

Se este artigo ajudou você a entender as principais boas práticas de manutenção preventiva para conservar melhor seu notebook, confira também outras dicas e insights do nosso blog.  

Você poderá gostar também destes posts:

Deixe seu notebook mais rápido
Por que é importante manter seu computador atualizado
05 recursos do Windows 10 que facilitam seu dia a dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *