Dicas de Manutenção Preventiva para você Cuidar bem do seu Smartphone e Tablet

Os smartphones já viraram companheiros inseparáveis em nosso dia a dia e muitos não conseguem ficar longe deles. Os tablets, em menor grau, também conquistaram seu espaço e até substituem os notebooks em alguns casos.

Nesse sentido, é preciso saber cuidar bem desses equipamentos para evitar falhas, manter o bom desempenho e não ficar na mão quando mais precisar, certo? Neste post, vamos dar algumas dicas de manutenção preventiva para você garantir que seu celular esteja sempre em ótimo estado. Acompanhe!

Quer ir direto para uma dica específica? Clique no índice:

Use película e capa protetora
Faça a limpeza da tela
Não leve promessas de Marketing tão a sério
Revise aplicativos que não usa mais e desinstale-os
Não modifique nem instale aplicativos de fora das lojas oficiais
Mantenha o sistema e os aplicativos atualizados
Precisa de smartphones e tablets de última geração?
Gostou do post?

Use película e capa protetora

Por mais que tenham tecnologia para aumentar a resistência, as telas dos smartphones e tablets ainda são de vidro e, portanto, riscam e quebram facilmente. E com as telas ocupando cada vez mais o corpo do aparelho, não é prudente deixá-las desprotegidas.

Por isso, utilize capas protetoras (existem algumas anti-impacto) e cubra a tela com uma boa película. Esses acessórios podem mitigar os danos de quedas e ajudam a prevenir arranhões na tela.

Faça a limpeza da tela

Já notou que você esfrega os dedos na tela do smartphone o dia todo? É claro que, com o tempo, a tela fica cheia de bactérias e outros agentes infecciosos e também acumula poeira e sujeira.

Por isso, é recomendado limpar a tela frequentemente com pano macio e álcool isopropílico 70º. Assim como é importante lavar as mãos para evitar contaminação, é importante higienizar a tela do celular e tablet pelo mesmo motivo.

Aqui no blog, já fizemos um artigo voltado exclusivamente a dicas de limpeza para equipamentos como notebooks, celulares e tablets. Recomendamos a leitura para entender como higienizar os equipamentos de informática da melhor maneira.

Não leve promessas de Marketing tão a sério

Resistência à água, tela que repele óleo e poeira, bateria que dura o dia todo… Campanhas de Marketing costumam exagerar nas promessas.

Por mais que o smartphone tenha alguma resistência a respingos, que a tela consiga repelir um pouco de poeira e óleo e que a bateria tenha boa amperagem, nada resiste ao uso imprudente do aparelho.

Essas promessas não significam que você pode usar o aparelho na piscina tranquilamente, não precisa se preocupar em limpar a tela ou pode usar o celular realmente o dia todo com a tela acesa o tempo inteiro e com aplicativos pesados rodando.

Se seu celular tem essas características, ótimo! Elas devem ser vistas como auxiliares na sua manutenção preventiva, ajudando ainda mais nos cuidados e não como um pretexto para descuidar seu uso.

Revise aplicativos que não usa mais e desinstale-os

Cultive o hábito de olhar periodicamente sua lista de aplicativos e desinstalar aqueles que você nem lembrava mais que tinha. Quanto mais coisas instaladas no aparelho, pior a performance vai ficando no longo prazo.

Não modifique nem instale aplicativos de fora das lojas oficiais

Procedimentos que prometem desbloquear novas funções e aplicativos baixados de locais suspeitos podem danificar seu aparelho. Em alguns casos, é possível que esses procedimentos até inutilizem o seu celular, danificando-o permanentemente.

A não ser que você seja um desenvolvedor ou especialista, não instale softwares que modifiquem seu aparelho e sempre baixe aplicativos apenas na loja oficial do seu sistema operacional, como a Google Play ou App Store.

Mantenha o sistema e os aplicativos atualizados

Mesmo que não tragam nenhum recurso novo, as atualizações melhoram a estabilidade e corrigem bugs e problemas de segurança. Por isso, é interessante manter o sistema operacional do smartphone e os apps que você utiliza sempre atualizados.

Se a frequência com que novas atualizações são disponibilizadas for muito alta, você pode configurar o aparelho para atualizar automaticamente os aplicativos quando conectado a uma rede wifi.

Precisa de smartphones e tablets de última geração?

A AP Networks oferece aluguel de smartphones e tablets de última geração no modelo Device As a Service. No valor da mensalidade já estão incluídos o suporte online e manutenção preventiva e corretiva. Para saber mais, entre em contato.

Gostou do post?

Se este artigo ajudou você a entender as principais boas práticas de manutenção preventiva para conservar melhor seu smartphone ou tablet, confira também outras dicas e insights do nosso blog.

Você poderá gostar também destes posts:
Descubra como Economizar Energia e Melhorar o Desempenho da Bateria no seu Celular
Por que é importante manter seu computador atualizado
O que é Verdade e o que é Mito sobre Economia de Bateria no Smartphone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *