Cuidados que você deve ter com sua Impressora

Se lida com impressão no seu dia a dia, precisa conhecer os principais cuidados que deve ter com a impressora para manter o equipamento funcionando sempre bem. Afinal, é frustrante descobrir que houve algum problema justamente quando você mais precisa de um documento impresso, certo?

Neste post, acompanhe as dicas que separamos para manter suas impressoras sempre em bom estado e ampliar sua vida útil.

Quer saber mais sobre um cuidado específico? Clique no índice:
01 – Não deixe a impressora desligada por muito tempo
02 – Não coloque muito papel na bandeja
03 – Não desligue a impressora diretamente pela tomada
04 – Cuidado ao reutilizar folhas
05 – Atenção à umidade
06 – Não puxe o papel atolado com força
Conclusão

01 – Não deixe a impressora desligada por muito tempo

As impressoras não gostam de ser abandonadas. E isso é uma má notícia para quem faz apenas impressões periódicas após longos períodos.

Talvez você já tenha passado pela experiência de ficar muito tempo sem imprimir nada e quando precisou fazer uma impressão teve problemas.

As impressoras possuem um motor interno e, para que ele funcione bem, deve ser ligado periodicamente, assim como um motor de carro. Recomenda-se que a impressora seja ligada e usada pelo menos uma vez por semana.

Você pode imprimir uma única página, com pouco conteúdo, e em preto e branco para não desperdiçar sua tinta. Assim você mantém sua impressora em melhor estado por mais tempo.

02 – Não coloque muito papel na bandeja

Colocar papel até próximo ao limite da capacidade da bandeja não é uma boa prática. Isso compromete o desempenho da impressora e há o risco de sobrecarregar o equipamento ou causar atolamento das folhas.

O ideal é evitar inclusive deixar papel na bandeja além do necessário. Ao deixar folhas na impressora, elas podem acumular umidade do ambiente e isso faz com que a impressora acabe puxando várias delas por vez e causa atolamentos.

A melhor maneira de evitar esse risco é simplesmente colocar exatamente o número de folhas que você for usar ao imprimir. Mantenha o restante dentro da embalagem.

Se a sua cidade tem índice de umidade muito alta, talvez seja melhor deixar a embalagem das folhas guardadas em um armário ou gaveta.

03 – Não desligue a impressora diretamente pela tomada

Esse é um hábito não recomendado para equipamentos eletrônicos em geral e especialmente prejudicial no caso de impressoras.

Sempre desligue a impressora pelo botão de desligamento. Isso faz com que o cabeçote de impressão vá para a posição correta. Ao desligar diretamente na tomada, o cabeçote pode ficar parado no meio do caminho.

Como consequência, há entupimento e problemas de funcionamento com a impressora. Inevitavelmente, esse procedimento diminui a vida útil do equipamento e demanda mais manutenção.

04 – Cuidado ao reutilizar folhas

Economizar é sempre bom. Por isso, é válido usar o verso de folhas para imprimir algum rascunho ou mesmo fazer impressões frente e verso para gastar menos papel.

Porém, tome cuidado para não inserir as folhas ainda úmidas de tinta e nem usar papel amassado ou rasgado.  Tudo isso pode causar atolamento e danificar a impressora.

05 – Atenção à umidade

As impressoras não devem ficar em lugares muito abafados nem muito frios. Isso porque esses ambientes contribuem para o aumento da umidade no ar. A umidade faz com que haja excesso de partículas de água no ar, o que danifica as partes elétricas da impressora.

06 – Não puxe o papel atolado com força

É horrível quando o papel atola na impressora. Mas não desconte a raiva no equipamento puxando o papel com força. Fazer isso pode danificar as engrenagens e o sistema de tracionamento responsável por fazer o deslocamento do papel.

Sempre puxe as folhas devagar e com cuidado. Existem alguns modelos de impressoras, inclusive, que contam com uma porta traseira para facilitar em situações como essa.

Se mesmo assim as folhas não saírem, procure um suporte técnico profissional. Não tente desmontar a impressora ou forçar a retirada, pois pode prejudicar ainda mais o equipamento.

Conclusão

Neste post, listamos os principais cuidados com sua impressora que você deve ter no dia a dia. Vimos que o equipamento deve ser utilizado periodicamente para o bom funcionamento do motor e jamais deve ser desligado diretamente na tomada.

Além disso, chamamos atenção para a importância de não deixar as impressoras em locais úmidos. Também não é recomendável colocar muito papel na bandeja. Se possível, coloque apenas as folhas que for utilizar naquele momento.

Se este artigo trouxe dicas interessantes e ajudou você a entender como cuidar melhor da sua impressora, confira também outras dicas e insights do nosso blog.

Você poderá gostar também destes posts:
Aluguel de impressora: como funciona?
05 dicas para reduzir custos com impressão
Outsourcing de impressão ou aluguel de impressoras? Entenda a diferença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *