No post anterior, listamos as principais dicas para manter sua impressora em bom estado. Agora, vamos dedicar um artigo exclusivamente para os cuidados que você deve ter com os cartuchos e toners das suas impressoras.
No dia a dia, fazer a inserção e troca de cartuchos ou toners deve ser o tipo de manutenção mais corriqueiro que você fará em sua impressora. Por isso, é importante saber como lidar corretamente com esses produtos e manter suas impressoras funcionando perfeitamente. Acompanhe!
Quer ler uma dica específica? É só clicar no índice:
Vale a pena investir na qualidade
Conservação dos cartuchos e toners
Cuidado ao manusear
Não deixe o cartucho sem uso por muito tempo
Alguma das cores chegou ao fim? Não continue imprimindo
Substitua quando receber o aviso de pouca tinta
Alinhamento e limpeza
Conclusão
Vale a pena investir na qualidade
A maioria dos problemas com cartuchos e toners acontecem devido à má procedência dos produtos. Isso porque existem marcas de qualidade ruim ou técnicas de recarga de cartuchos que não são tão boas.
O preço menor nem sempre compensa os problemas que poderão ser gerados. Por isso, vale a pena investir em cartuchos e toners originais, de fornecedores confiáveis e de boa reputação.
Acredite, cartuchos e toners de boa qualidade fazem com que a utilização da sua impressora seja muito mais tranquila e evita a maioria dos problemas.
Conservação dos cartuchos e toners
Mantenha sempre os produtos guardados na embalagem e só retire no momento em que for usar. Esses são materiais delicados e a guarda equivocada pode danificá-los.
Além disso, mantê-los fora da embalagem aumenta a chance de que eles entrem em contato com poeira ou calor, o que é prejudicial ao seu funcionamento. No caso dos toners, até o contato com a luz do sol prejudica seu funcionamento.
Outra recomendação importante é colocar o cartucho ou toner na impressora assim que retirá-lo da embalagem. Não demore muito tempo para fazer a troca, pois a exposição desses produtos ao ambiente pode danificá-los.
Cuidado ao manusear
Muito importante: ao instalar um novo cartucho, nunca toque na parte metálica (placa) ou na cabeça de impressão. Isso pode queimá-lo e você não poderá mais utilizá-lo.
Não deixe o cartucho sem uso por muito tempo
Reforçando a dica do post anterior: não passe muito tempo sem imprimir. Quando o cartucho fica muito tempo parado, a tinta pode “empedrar” lá dentro.
Por isso, mesmo que você não precise imprimir no momento, faça pequenas impressões de manutenção regularmente.
Alguma das cores chegou ao fim? Não continue imprimindo
A prática de continuar imprimindo quando a tinta de uma das cores se esgota não é recomendável. Isso porque ao seguir fazendo impressões, o cartucho que está vazio continuará sendo forçado e o equipamento pode ser sobrecarregado.
Muitos modelos de impressoras já têm cartuchos coloridos individuais para cada cor, assim você pode substituir somente a cor que se esgotou. Mas se a sua impressora tem apenas um cartucho para tinta colorida, é importante trocá-lo quando alguma cor chegar ao fim.
Substitua quando receber o aviso de pouca tinta
Quando a impressora avisar que há pouca tinta no cartucho, o ideal é já substituir por um novo. A tinta restante deve ser mais utilizada para impressões de emergência e não para esgotar totalmente o cartucho.
Alinhamento e limpeza
Sempre que substituir o cartucho, realize o procedimento de alinhamento das cabeças de impressão e limpeza pelo software que acompanha a impressora. Esse processo é muito importante para conservar a impressora e o cartucho.
Conclusão
Cartuchos e toners são materiais delicados. O principal cuidado, na realidade, é utilizar cartuchos e toners de boa qualidade. Materiais genéricos e alternativos têm diferentes procedências e nem sempre qualidade comparável ao original.
Além disso, mantenha os cartuchos e toners sempre na embalagem e só retire quando for usar. Isso porque agentes externos, como poeira, podem danificá-los. No caso dos toners, tome cuidado para não expor o cilindro à luz.
Por fim, substitua os cartuchos quando uma das cores se esgotarem e também quando receber o alerta de tinta próximo ao fim.
Você poderá gostar também destes posts:
Aluguel de impressora: como funciona?
05 dicas para reduzir custos com impressão
Outsourcing de impressão ou aluguel de impressoras? Entenda a diferença