Cuidados que você deve ter com os Cartuchos e Toners das Impressoras

No post anterior, listamos as principais dicas para manter sua impressora em bom estado. Agora, vamos dedicar um artigo exclusivamente para os cuidados que você deve ter com os cartuchos e toners das suas impressoras.

No dia a dia, fazer a inserção e troca de cartuchos ou toners deve ser o tipo de manutenção mais corriqueiro que você fará em sua impressora. Por isso, é importante saber como lidar corretamente com esses produtos e manter suas impressoras funcionando perfeitamente. Acompanhe!

Quer ler uma dica específica? É só clicar no índice:

Vale a pena investir na qualidade
Conservação dos cartuchos e toners
Cuidado ao manusear
Não deixe o cartucho sem uso por muito tempo
Alguma das cores chegou ao fim? Não continue imprimindo
Substitua quando receber o aviso de pouca tinta
Alinhamento e limpeza
Conclusão

Vale a pena investir na qualidade

A maioria dos problemas com cartuchos e toners acontecem devido à má procedência dos produtos. Isso porque existem marcas de qualidade ruim ou técnicas de recarga de cartuchos que não são tão boas.

O preço menor nem sempre compensa os problemas que poderão ser gerados. Por isso, vale a pena investir em cartuchos e toners originais, de fornecedores confiáveis e de boa reputação.

Acredite, cartuchos e toners de boa qualidade fazem com que a utilização da sua impressora seja muito mais tranquila e evita a maioria dos problemas.

Conservação dos cartuchos e toners

Mantenha sempre os produtos guardados na embalagem e só retire no momento em que for usar. Esses são materiais delicados e a guarda equivocada pode danificá-los.

Além disso, mantê-los fora da embalagem aumenta a chance de que eles entrem em contato com poeira ou calor, o que é prejudicial ao seu funcionamento. No caso dos toners, até o contato com a luz do sol prejudica seu funcionamento.

Outra recomendação importante é colocar o cartucho ou toner na impressora assim que retirá-lo da embalagem. Não demore muito tempo para fazer a troca, pois a exposição desses produtos ao ambiente pode danificá-los.

Cuidado ao manusear

Muito importante: ao instalar um novo cartucho, nunca toque na parte metálica (placa) ou na cabeça de impressão. Isso pode queimá-lo e você não poderá mais utilizá-lo.

Não deixe o cartucho sem uso por muito tempo

Reforçando a dica do post anterior: não passe muito tempo sem imprimir. Quando o cartucho fica muito tempo parado, a tinta pode “empedrar” lá dentro.

Por isso, mesmo que você não precise imprimir no momento, faça pequenas impressões de manutenção regularmente.

Alguma das cores chegou ao fim? Não continue imprimindo

A prática de continuar imprimindo quando a tinta de uma das cores se esgota não é recomendável. Isso porque ao seguir fazendo impressões, o cartucho que está vazio continuará sendo forçado e o equipamento pode ser sobrecarregado.

Muitos modelos de impressoras já têm cartuchos coloridos individuais para cada cor, assim você pode substituir somente a cor que se esgotou. Mas se a sua impressora tem apenas um cartucho para tinta colorida, é importante trocá-lo quando alguma cor chegar ao fim.

Substitua quando receber o aviso de pouca tinta

Quando a impressora avisar que há pouca tinta no cartucho, o ideal é já substituir por um novo. A tinta restante deve ser mais utilizada para impressões de emergência e não para esgotar totalmente o cartucho.

Alinhamento e limpeza

Sempre que substituir o cartucho, realize o procedimento de alinhamento das cabeças de impressão e limpeza pelo software que acompanha a impressora. Esse processo é muito importante para conservar a impressora e o cartucho.

Conclusão

Cartuchos e toners são materiais delicados. O principal cuidado, na realidade, é utilizar cartuchos e toners de boa qualidade. Materiais genéricos e alternativos têm diferentes procedências e nem sempre qualidade comparável ao original.

Além disso, mantenha os cartuchos e toners sempre na embalagem e só retire quando for usar. Isso porque agentes externos, como poeira, podem danificá-los. No caso dos toners, tome cuidado para não expor o cilindro à luz.

Por fim, substitua os cartuchos quando uma das cores se esgotarem e também quando receber o alerta de tinta próximo ao fim.

Você poderá gostar também destes posts:
Aluguel de impressora: como funciona?
05 dicas para reduzir custos com impressão
Outsourcing de impressão ou aluguel de impressoras? Entenda a diferença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *