5 Maneiras para Liberar Espaço no seu Notebook

Este momento chega para todo mundo: não importa a capacidade do seu notebook, mais cedo ou mais tarde o armazenamento chega ao limite e precisamos liberar espaço no HD.

É natural: com o uso do computador vamos salvando documentos, fotos, músicas, programas e, quando nos damos conta, já está faltando espaço. E aí vêm as dúvidas: como liberar espaço? O que está tomando mais espaço? O que deletar? É possível fazer um backup dos arquivos antes de apagá-los?

Neste post, listamos algumas dicas para você liberar espaço no seu notebook e ensinamos alguns truques para aproveitar melhor o espaço do HD. Acompanhe!

Quer saber mais sobre uma dica específica? Clique no índice:
01 – Desinstale programas que não usa mais
02 – Use o recurso Sensor de Armazenamento do Windows 10
03 – Mova alguns arquivos para a nuvem
04 – Exclua arquivos da lixeira pasta de downloads e arquivos temporários
05 – Considere usar um HD externo portátil
Conclusão

01 – Desinstale programas que não usa mais

Alguns aplicativos podem tomar bastante espaço. Hoje em dia, não é raro que alguns programas mais pesados ocupem alguns gigas do seu HD.

Também não é raro mantermos no notebook programas que instalamos para testar ou para uma tarefa pontual e nem mais lembramos que estava lá.

Uma boa prática é acessar o menu de Configurações do Windows 10 e clicar na opção “Aplicativos”. Nessa tela você confere a lista completa de aplicativos instalados e pode remover o que não usa mais (ou nem lembrava que tinha instalado).

02 – Use o recurso Sensor de Armazenamento do Windows 10

As versões atualizadas do Windows 10 contam com um recurso pouco explorado chamado “Sensor de Armazenamento”.  É uma ferramenta que ajuda você a liberar espaço no HD excluindo arquivos sem uso automaticamente.

O Sensor de Armazenamento utiliza algumas regras, que você define, como: excluir os arquivos da lixeira automaticamente se estiverem lá por mais de 30 ou 60 dias, excluir arquivos da pasta de Downloads se não forem abertos por muito tempo e excluir arquivos temporários que não estão em uso.

Se algum desses critérios que você escolheu ocorrer, os arquivos serão excluídos para liberar espaço automaticamente. Para usar o Sensor, vá em Configurações, depois em Sistema, escolha a aba lateral Armazenamento e “Configurar o Sensor de Armazenamento”.

03 – Mova alguns arquivos para a nuvem

Atualmente, existem muitos serviços para salvar seus arquivos na nuvem com segurança. Existem opções confiáveis e consolidadas no mercado tanto gratuitas quanto pagas.

Salvar os arquivos na nuvem é uma boa opção tanto para fazer backup quanto para desocupar espaço no HD, principalmente para armazenar aqueles arquivos que você até precisa, mas não usa com tanta frequência.

Você pode analisar os benefícios e opções do Google Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox, por exemplo, e ver qual atende melhor suas necessidades.

04 – Exclua arquivos da lixeira pasta de downloads e arquivos temporários

Existem alguns diretórios do notebook que são acumuladores potenciais de arquivos sem utilidade. Estamos falando da lixeira (onde aqueles arquivos deletados temporariamente acabam sendo esquecidos), da pasta padrão de downloads e os arquivos temporários.

Uma boa prática é manter o hábito de limpar a lixeira do notebook regularmente. Além de liberar espaço, isso também influencia no desempenho do computador.

Outro bom hábito é olhar a pasta de downloads padrão de tempos em tempos e analisar o que pode ser excluído de lá. Muitas vezes, essa pasta acumula arquivos baixados da internet que não usamos mais.

Vale verificar também se não há arquivos temporários tomando muito espaço. Para isso, você pode usar o aplicativo “Limpeza de Disco” do Windows 10.

Por fim, também é recomendado fazer uma faxina periódica na área de trabalho e excluir arquivos salvos lá que você não for utilizar. Libera espaço e melhora o desempenho do notebook.

05 – Transfira arquivos para um HD externo portátil

Se mesmo com as dicas acima você ainda tem muitos arquivos importantes e falta espaço, considere usar um HD externo portátil.

Esses equipamentos são HDs leves e pouco maiores que um celular e se conectam ao notebook pela porta USB. Eles funcionam exatamente como um pendrive, porém com espaço de armazenamento bem maior.

Você pode usá-los como um segundo HD e transferir os arquivos mais pesados para ele, o que alivia o HD do notebook e melhora a performance do computador.

Conclusão

Com o uso natural do dia a dia, seja para o trabalho ou lazer, vamos produzir e acumular arquivos e com o  tempo o armazenamento do nosso notebook estará cheio.

Felizmente, há uma série de recursos e práticas que nos ajudam a liberar espaço no HD. Além de excluir programas e arquivos sem uso, você pode utilizar serviços de armazenamento na nuvem ou utilizar um HD externo portátil para ganhar gigas extras para salvar seus documentos, fotos e músicas.

Nesse post, detalhamos as principais formas de liberar espaço no HD do seu notebook, seja por meio da exclusão de arquivos e softwares não usados ou com espaço extra de serviços em nuvem ou armazenamento externo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *