6 Dicas para Liberar Espaço no seu Smartphone

O smartphone virou um aparelho inseparável e onipresente em nossa vida. E tão importante quanto manter a bateria carregada para não ficar sem uso no meio do dia é ter espaço livre para poder salvar fotos, vídeos e outros arquivos.

Em nosso artigo anterior, explicamos 4 maneiras de liberar espaço no notebook e agora você vai aprender mais 4 dicas para ganhar espaço no seu celular. Confira!

Quer saber mais sobre uma dica específica? Clique no índice:
01 – Exclua aplicativos que não usa mais
02 – Faça uma limpeza na pasta de downloads
03 – Salve fotos e vídeos na nuvem
04 – Faça uma limpeza no WhatsApp e outros arquivos
05 – Use um cartão de memória
06 – Exclua filmes de serviços de streaming
Conclusão

01 – Exclua aplicativos que não usa mais

Assim como no PC, acabamos baixando um monte de aplicativos, testamos, paramos de usar e depois acabamos esquecendo que eles estão no celular.

Para liberar espaço, a primeira coisa a fazer é conferir sua lista de aplicativos e avaliar quais você já nem usa mais e quais não são tão importantes ou úteis assim. Aqueles que você até usa, mas muito eventualmente.

Excluir esses apps não usados já vai liberar espaço considerável. Sobretudo se forem aplicações pesadas, como jogos.

02 – Faça uma limpeza na pasta de downloads

Às vezes usamos o smartphone para baixar um PDF de trabalho, uma imagem aprovar uma peça de Marketing ou outros arquivos visualizar o andamento de um projeto.

Como não estamos com o notebook por perto, é mais ágil usar o próprio celular para visualizar ou editar esses arquivos.

Com o tempo, a pasta de downloads acaba ficando cheia de arquivos que não precisamos mais. Por isso, é sempre uma boa ideia fazer uma faxina com certa frequência nela.

Veja quais arquivos você já não precisa mais ou são muito antigos e exclua o que não for necessário.

03 – Salve fotos e vídeos na nuvem

Se você é uma pessoa que adora fotografar e filmar com celular, deve ter algumas centenas de arquivos de imagem e vídeo na galeria, certo?

Uma boa prática é salvar suas fotos e vídeos antigos (que você já nem lembrava mais) em serviços como o Google Photos (Android e iOS) ou iCloud (iOS). Os vídeos, principalmente, ocupam bastante espaço, especialmente se forem gravados em alta resolução.

Esses serviços são gratuitos e, além de ajudar a liberar espaço do armazenamento do seu celular, ainda servem como ferramenta de backup. Se precisar de alguma das fotos ou vídeos novamente, é só baixá-los de volta. Tente manter no aparelho somente as fotos e vídeos mais recentes.

04 – Faça uma limpeza no WhatsApp e outros arquivos

O WhatsApp se tornou praticamente o aplicativo padrão para qualquer tipo de comunicação atualmente. Usamos diariamente, seja por voz, texto, vídeo. Seja um papo informal com os amigos, seja para tratar de trabalho.

E com isso, o aplicativo vai acumulando centenas de arquivos como mensagens de voz, fotos, gifs, memes.  Muitos desses arquivos vamos ver apenas uma única vez e esquecer, mas eles continuarão lá tomando seu espaço.

Embora os arquivos recebidos por WhatsApp sejam pequenos na maioria das vezes, acumular muitos deles acaba tomando um espaço precioso.

Por isso, você pode acessar as Configurações do aplicativo e selecionar  “Armazenamento e dados” e depois ir em “Gerenciar armazenamento”.

Lá você poderá conferir quanto espaço os arquivos de mídia do WhatsApp estão ocupando e excluir o que não precisar.

Além disso, você pode usar aplicativos de gerenciamento de espaço, como o Google Files. Ele identifica arquivos que podem ser inúteis, como memes, fotos duplicadas, capturas de telas e permite que você selecione o que pode ser excluído.

05 – Use um cartão de memória

Se o seu smartphone tiver essa possibilidade, você pode usar um cartão de memória para adicionar espaço extra de armazenamento. Assim, você pode transferir fotos, vídeos e músicas para o cartão e liberar espaço do armazenamento interno do celular.

06 – Exclua filmes de serviços de streaming

Sabe aquele filme do seu serviço de streaming favorito que você baixou para assistir na viagem? Esses vídeos também podem estar esquecidos lá no seu celular tomando espaço.

Se você tem o hábito de baixar filmes e séries para assistir off-line, vale a pena conferir se existem vídeos já assistidos que ficaram salvos e apagá-los.

Conclusão

Neste post, trouxemos 5 dicas para você liberar espaço no seu smartphone. A principal recomendação é criar o hábito de fazer pequenas faxinas no celular, assim como fazemos ao cuidar da casa.

Regularmente, habitue-se a excluir aqueles aplicativos antigos que não usa mais, principalmente os jogos que já não joga. Além disso, salve fotos e vídeos antigos em serviços na nuvem e lembre-se de limpar habitualmente a pasta de downloads. Ainda, vale a pena fazer uma limpeza periódica nas mídias que recebe pelo WhatsApp.

Caso precise de espaço extra, você também pode utilizar um cartão de memória se seu celular for compatível. Por fim, quem tem o hábito de baixar filmes e séries dos serviços de streaming para ver off-line deve se lembrar de apagar os arquivos depois de assistir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *