Dicas para Corrigir os Erros Comuns em Impressoras

Você precisa imprimir um documento importante e bem na hora o arquivo fica preso na fila de impressão ou o papel atola na bandeja. Calma! Apesar de ser frustrante, existem algumas dicas e práticas a evitar para resolver os erros mais comuns em impressoras.

Neste post, acompanhe como solucionar os erros mais comuns em impressoras, que não necessitam de manutenção especializada.

Você pode clicar no índice abaixo para ir diretamente para uma dica específica:
Fila de impressão parada
Papel atolado
Queda de energia durante a impressão
Papel fotográfico
Quando é necessária a manutenção especializada?

Fila de impressão parada

Pode acontecer de a fila de impressão travar quando um arquivo muito pesado é enviado para a fila e ocupa toda a memória disponível (isso também ocorre se um arquivo grande é enviado para a fila várias vezes por engano), ou quando um arquivo com erro ou corrompido é enviado para a fila e até mesmo por falta de papel na impressora.

Assim, o primeiro passo é conferir se efetivamente há papel. Por mais óbvio que pareça, muitas vezes estamos distraídos e nem percebemos quando as folhas da bandeja já foram todas usadas.

Feito isso, se o problema persiste, abra o programa que gerencia as impressões da sua impressora e tente cancelar os arquivos na fila.

Se não for possível cancelar, você pode tentar finalizar o serviço de impressão pelo Gerenciador de Tarefas do Windows.

Para isso, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas”. Em seguida, clique na aba “Serviços”, localize o serviço “Spooler de impressão” e escolha “interromper serviço”.

Se a sua impressora estiver conectada em rede, porém, é preciso falar com o administrador para realizar esse procedimento.

Papel atolado

Pode acontecer de o papel entrar incorretamente na impressora e o documento sair amassado ou mesmo ficar preso no equipamento.

A primeira dica é para prevenir que isso aconteça: sempre coloque pouco papel na impressora. Não é uma boa prática encher a bandeja de folhas para não sobrecarregar o equipamento.

Além disso, sempre verifique se as folhas não estão úmidas, dobradas ou muito coladas. Se for o caso, separe as folhas manualmente antes de colocá-las na bandeja.

Para resolver o problema, desligue completamente a impressora e puxe as folhas com cuidado e lentamente no sentido em que elas sairiam normalmente.

Feito isso, volte a ligar o equipamento. Talvez seja necessário cancelar a fila de impressão, seguindo os procedimentos da dica anterior.

Queda de energia durante a impressão

Se isso acontecer e o papel ficar preso, você pode realizar o mesmo procedimento da dica anterior.

Se preferir, desligue totalmente a impressora e aguarde a energia voltar. Ligue novamente e verifique se o equipamento irá soltar o papel automaticamente.

Papel fotográfico

Diferentemente do papel comum, que pode ser impresso na frente e no verso, o papel fotográfico tem um lado específico para a impressão.

Se você pretende imprimir em papel fotográfico, verifique com atenção qual é a face correta para a impressão, pois  utilizar o lado incorreto pode fazer a tinta se espalhar pela impressora.

Caso você verifique que a impressão está saindo sem nitidez, interrompa o processo imediatamente, conforme a primeira dica, para evitar mais problemas.

Quando é necessária a manutenção especializada?

As dicas e procedimentos que explicamos aqui são relativos a erros corriqueiros que podem acontecer no dia a dia e ser solucionados facilmente.

Se acontecer, porém, problemas incomuns que requeiram que o equipamento seja aberto ou desmontado, recomendamos que procure assistência técnica especializada.

Lembramos ainda que quem utiliza os serviços de outsourcing de impressão, além de usufruírem de equipamentos modernos por preços que cabem no orçamento, têm manutenção e suporte incluídos na mensalidade.

Se você ou sua empresa têm interesse em conhecer melhor o outsourcing de impressão e entender como ele ajuda a reduzir custos com impressão, entre em contato com a AP Networks. Temos mais de 15 anos de atuação no mercado, sempre formando parcerias de sucesso.

Você também pode gostar destes posts:

Cuidados que você deve ter com sua impressora
Aluguel de Impressora no Rio de Janeiro ou Outsourcing de Impressão, Qual o Melhor para sua Empresa?
5 dicas para reduzir custos com impressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *