Dicas para Corrigir os Erros Comuns em Notebooks

No artigo anterior, mostramos algumas dicas para corrigir os erros mais comuns em impressoras.  Hoje, como complemento, vamos falar também sobre soluções para problemas corriqueiros com notebooks.

São erros simples, muitas vezes causados por desatenção, falta de atualização ou práticas de manutenção preventiva e que podem ser resolvidos sem a necessidade de apoio técnico especializado. Acompanhe:

Para ler uma dica diretamente, clique no índice:
Falha no touchpad
Computador sem som
Notebook não conecta no Wi-fi
Superaquecimento
Quando é necessária a manutenção especializada?
Você também pode gostar destes posts:

Falha no touchpad

Alguns notebooks desabilitam o touchpad quando um mouse externo é conectado. Se você não estiver usando um mouse e ainda assim seu touchpad não funcionar, há uma possibilidade baixa de algum outro periférico ter sido reconhecido como um mouse.

 Acesse as configurações do Windows e selecione a categoria “Dispositivos”.  Na lista “bluetooth e outros dispositivos” verifique se há algum mouse listado além do touchpad.

Outra motivo que pode levar a esse problema é ter desabilitado o touchpad sem querer por algum atalho do teclado. Veja se as teclas de função do seu teclado (fn, geralmente na fileira de cima, junto aos números) possuem alguma opção de ligar e desligar o touchpad.

Por fim, verifique se o driver do touchpad está atualizado. Verifique no site da fabricante do seu notebook se há versões mais novas para o driver do touchpad ou acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows, selecione o touchpad e clique com o botão direito e escolha atualizar.

Computador sem som

O primeiro passo é conferir se o notebook não está no mudo ou com o volume muito baixo. Se o seu teclado tem teclas de controle de volume, aperte a função de aumentar. Você também pode conferir o volume clicando no ícone de alto-falante de som perto do relógio do Windows.

Veja também se não há algum fone de ouvido conectado ou algum fone bluetooth emparelhado, pois o som pode estar sendo emitido para esses dispositivos.

Por fim, acesse o Gerenciador de Dispositivos do Windows e na “Controladores de som, vídeo e jogos” clique com o botão direito e veja se os drivers estão atualizados.

Notebook não conecta no Wi-fi

Há várias possibilidades para esse erro. Alguns notebooks, por exemplo, possuem uma chavinha para ligar ou desligar o receptor de wi-fi. Se é o caso do seu equipamento, certifique-se que a chave está ligada.

Além disso, alguns notebooks também desativam o wi-fi quando entram em modo de economia para poupar a bateria. Você pode testar se é o seu caso conectando o computador na tomada e verificando se a conexão será estabelecida.

Outro motivo pode ser a incompatibilidade com a frequência do roteador. Alguns roteadores transmitem em 2,4 Ghz ou 5Ghz. Se seu notebook só for compatível com uma dessas frequências, não vai conseguir detectar redes que estejam em frequência incompatível.

Por fim, vale checar se os drivers de rede estão atualizados e funcionando corretamente. Você também pode tentar se conectar a uma rede wi-fi de um parente ou amigo para testar se o erro é no notebook ou no roteador wi-fi.

Superaquecimento

Em computadores com muito tempo de uso e pouca manutenção preventiva, pode acontecer o acúmulo de poeira e resíduos que impedem a ventilação e saída de ar.

Se o seu notebook está ficando muito quente rapidamente e você nota outros problemas, como o desgaste rápido da bateria ou mesmo o desligamento repentino do equipamento, seu notebook pode estar superaquecendo.

Dois procedimentos rápidos que você pode fazer é se certificar de não estar usando o computador em cima da cama ou no colo com uma almofada e que as saídas de ar não estejam bloqueadas, além de limpar com um pano macio as saídas de ar para remover a poeira.

Se ainda assim o erro persiste, pode haver poeira na parte interna ou problemas com o cooler. Nesse caso, procure uma assistência técnica de confiança.

Quando é necessária a manutenção especializada?

Nesse post apresentamos uma espécie de “primeiros socorros” para falhas cotidianas em notebooks. São ações que não requerem que a máquina seja aberta  e podem solucionar erros mais simples, como drivers desatualizados.

Caso esses primeiros passos não resolvam os erros ou você tenha problemas mais específicos, como falha no monitor, travamentos constantes, desligamento repentino, superaquecimento mesmo tomando medidas para obstruir as saídas de ar, o mais indicado é procurar assistência técnica especializada.

Principalmente se for necessário abrir ou desmontar o notebook. Um bom técnico saberá identificar problemas na fonte, bateria, cooler ou outro componente que possa estar danificado.

Ressaltamos ainda que as empresas que contratam o serviço de PC As A Service, além de usufruírem de notebooks modernos e atualizados periodicamente, contam ainda com manutenção e suporte incluídos na mensalidade.

Se você ou sua empresa têm interesse em conhecer melhor o PC As A Service e entender como ele ajuda a reduzir custos com equipamentos de informática, entre em contato com a AP Networks. Temos mais de 15 anos de atuação no mercado, sempre formando parcerias de sucesso.

Você também pode gostar destes posts:

Dicas de manutenção preventiva para cuidar bem do notebook
Benefícios do PC as A Service para além do escritório
Aumente a economia de energia do seu notebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *