Cuidados para Proteger seu Notebook de Ataques e Pragas Virtuais

De acordo com pesquisa da empresa de Trend Micro, o Brasil é o segundo país com mais ransomware do mundo. Trata-se de uma praga virtual que bloqueia o acesso aos dados do computador, sendo necessário o pagamento de um “resgate” para que as informações sejam disponibilizadas novamente. 

Além disso, existem uma série de outras ameaças frequentes a que qualquer notebook ou computador com acesso à internet pode estar sujeito. Neste post, vamos listar algumas dicas para ajudar a proteger seu equipamento dessas pragas virtuais e fraudes. Acompanhe. 

Para ler sobre um tópico específico, clique no índice:
Não usar a mesma senha em todos os sites
Senhas fortes e autenticação em dois fatores
Use um bom antivírus e o mantenha atualizado
Só instale aplicativos de fontes oficiais
Cuidado com a engenharia social
Outubro é o mês do cuidado

Não usar a mesma senha em todos os sites 

Uma dica simples, mas importante, é usar senhas diferentes para cada site ou serviço que utilizar, incluindo lojas de e-commerce, serviços de streaming, redes sociais, entre outras. 

Se sua senha for descoberta, provavelmente o fraudador tentará usá-la em vários outros serviços e, a partir daí, pode ter acesso a informações sensíveis como seus dados pessoais, informações de cartão de crédito e bancárias, entre outras.

Sabemos que lembrar de muitas senhas pode ser bem complicado, mas você pode, pelo menos, fazer variações de uma senha forte, inserindo, por exemplo, um pedaço do nome do serviço na sua senha forte. 

Imagine, por exemplo, uma senha aleatória como #01gAt3$. Você pode inserir o nome do serviço entre a senha para facilitar a memorização, como #01gANetflixt3$, #01gAInstagramt3$, etc. Outra alternativa é usar um bom gerenciador de senhas. 

Senhas fortes e autenticação em dois fatores

Outra dica básica é não usar senhas fáceis, como datas de aniversário ou palavras simples para compor a senha. Você pode conferir aqui no blog nossas dicas para ajudar você a criar senhas fortes

Além disso, em todos os serviços em que houver a opção, ative a autenticação em dois fatores. Assim você se protege mesmo que a senha seja descoberta.

Use um bom antivírus e o mantenha atualizado

Tomar cuidado com sites e aplicativos suspeitos é sempre uma ótima prática, mas para reforçar a proteção para os momentos de descuido, é recomendado utilizar um bom antivírus e firewall no notebook. 

Se puder, opte por alguma solução paga. Existem opções de antivírus bastante acessíveis atualmente, no modelo de assinatura anual. 

Assim, as chances de conseguir determinar e bloquear ameaças, além de removê-las, é maior. Além disso, mantenha seu antivírus e firewall sempre atualizados com as últimas melhorias e correções. 

Só instale aplicativos de fontes oficiais

Atualmente, a maioria dos sistemas operacionais possui sua própria loja de aplicativos, de onde é possível instalar todos os softwares necessários. Se o aplicativo que você precisa não está disponível na loja  do seu sistema, baixe-o sempre do site do desenvolvedor. 

Se você precisa do Office, por exemplo, procure pelo site da Microsoft. Se precisar do Photoshop, busque pelo site da Adobe. 

Baixar aplicativos fora dos sites oficiais de seus desenvolvedores ou sites ilegais, além de poder configurar crime, expõe seu computador ao risco de se expor a diversas pragas. 

Cuidado com a engenharia social

Nem só vírus ou outras pragas são utilizadas para prejudicar os usuários. Os fraudados também se utilizam muito de golpes para induzir os usuários ao erro. 

A engenharia social envolve, por exemplo, conseguir um número de WhatsApp e se passar por um amigo ou parente da vítima para solicitar informações pessoais, como CPF, número de conta bancária ou enviar links com arquivos maliciosos. 

Sempre que receber mensagens dizendo ser amigo, parente, instituição bancária solicitando que confirme dados ou pedindo transferência, entre em contato com eles e confirme o pedido. 

Outubro é o mês do cuidado

Agora que você já conhece os cuidados básicos para proteger seu notebook de pragas virtuais, queremos chamar a atenção para outro tipo de cuidado. 

Outubro é o mês do cuidado. O mundo inteiro volta as atenções para a saúde da mulher na luta contra o câncer de mama. Nesse ponto, tomar cuidado e se prevenir também é a melhor opção. 

Cerca de 95% dos casos podem ser curados quando o diagnóstico é feito precocemente. Portanto, converse com as mulheres da sua vida e mostre também a importância desse tipo de cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *