Cuidados para Proteger seu Notebook de Ataques e Pragas Virtuais – Parte 02

No mês do cuidado, estamos falando sobre algumas boas práticas para proteger seu notebook de pragas virtuais. Confira nosso post anterior para conhecer 05 dicas iniciais e acompanhe mais recomendações para cuidar do seu equipamento e da sua segurança online.

Para ler sobre um tópico específico, clique no índice:
Faça backup dos seus arquivos
Não abra anexos de e-mails desconhecidos ou links de mensagens
Não passe códigos ou senhas para terceiros
Nada de pirataria
Mantenha tudo atualizado
Outubro é o mês do cuidado

Faça backup dos seus arquivos  

Por mais cuidado que você tome, um deslize sempre pode acontecer. Por isso, uma medida importante é ter um backup dos seus arquivos mais importantes.

Você pode usar tanto um HD externo dedicado para manter cópias de segurança do seus arquivos ou usar soluções em nuvem, como Microsoft One Drive ou Google Drive.

No caso de HD, use também alguma solução de software de backup que faça a cópia periódica dos arquivos automaticamente.

Não abra anexos de e-mails desconhecidos ou links de mensagens

Recebeu um e-mail de remetente desconhecido? Mesmo que pareça ser de uma empresa real e séria, não abra eventuais anexos do e-mail.

Dificilmente e-mails marketing enviam arquivos anexos.  Se for o caso, entre em contato com a empresa e pergunte se o e-mail é legítimo.

Além disso, se receber mensagens em grupos de WhatsApp, por exemplo, falando sobre promoções imperdíveis com links para participar, sempre desconfie. Geralmente, o link tem algum tipo de erro de digitação ou não traz o nome real da empresa.

Não passe códigos ou senhas para terceiros

Desconfie também de mensagens dizendo ser de instituições bancárias pedindo que você confirme seus dados ou de pessoas solicitando códigos via WhatsApp. Essa não é uma prática feita por bancos ou empresas em geral.

Já no caso do código do WhatsApp, os fraudadores contam alguma história sobre cadastro e pedem para que você informe um código que irá receber por SMS. Esse é o código que precisam para clonar o aplicativo, por exemplo.

Por isso, sempre desconfie de mensagens pedindo para  você confirmar dados pessoais ou enviar códigos. Devido a essas fraudes, as empresas sérias raramente adotam esse procedimento.

Nada de pirataria

Arquivos de aplicativos, filmes e músicas baixados em sites piratas são uma grande fonte de ameaças virtuais.  Além de a pirataria ser crime, hoje em dia há uma grande variedade de serviços que oferecem músicas gratuitamente e serviços de streaming de filmes  (e até jogos) por preços acessíveis cuja assinatura pode ser cancelada a qualquer momento.

Até programas do tipo Office já podem ser encontrados de forma gratuita e legítima, tanto em versões open source para desktops como por meio de serviços gratuitos via nuvem.

Mantenha tudo atualizado

Aplicativos, impressoras, sistema operacional. Sempre mantenha tudo atualizado.  As atualizações sempre corrigem falhas e vulnerabilidades detectadas e que podem ser utilizadas pelas ameaças virtuais.

Outubro é o mês do cuidado

Agora que você já conhece os cuidados básicos para proteger seu notebook de pragas virtuais, queremos chamar a atenção para outro tipo de cuidado.

Outubro é o mês do cuidado. O mundo inteiro volta as atenções para a saúde da mulher na luta contra o câncer de mama. Nesse ponto, tomar cuidado e se prevenir também é a melhor opção.

Cerca de 95% dos casos podem ser curados quando o diagnóstico é feito precocemente. Portanto, converse com as mulheres da sua vida e mostre também a importância desse tipo de cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *