Como Cuidar Bem da Bateria do seu Notebook

Estamos no mês do cuidado e hoje vamos falar sobre como cuidar de um dos componentes mais importantes do seu notebook: a bateria. Como preservar a vida útil da bateria? Bateria vicia? Pode usar o computador na tomada o tempo todo?

Vamos tirar essas e outras dúvidas, além de mostrar como cuidar bem da bateria do seu notebook. Confira!

Quer ir direto para um assunto do seu interesse? Clique nos links abaixo:
Cuidado #01 – evite o calor excessivo
Cuidado #02 – use carregadores confiáveis
Cuidado #03 – não deixe a bateria esgotar
Cuidado #04 – equilibre a bateria e a tomada
Cuidado #05 – não guarde o notebook com a bateria descarregada
Novembro, mês do cuidado

Cuidado #01 – evite o calor excessivo

O calor é o principal vilão das baterias de notebooks. Além de prejudicar a performance do componente, as altas temperaturas também contribuem para deteriorar a bateria.

Alguns cuidados que você deve tomar são:
✅ Jamais bloqueie as saídas de ar
✅ Considere usar uma base refrigerada
✅ Verifique o funcionamento do cooler e da pasta térmica regularmente
✅ Se sua bateria for removível, pode considerar retirá-la quando for jogar games pesados ou rodar aplicativos muito pesados, assim você evita que o calor gerado pelo notebook devido a esses usos sobreaqueça a bateria.

Cuidado #02 – use carregadores confiáveis

Seu carregador original estragou ou foi perdido e você comprou um genérico baratinho? Cuidado.

É muito importante verificar se as especificações do carregador batem com a do seu equipamento, principalmente voltagem e amperagem. Usar carregadores com especificações erradas pode danificar o sistema. 

Cuidado #03 – não deixe a bateria esgotar

Cada vez que a bateria chega a 0%, um ciclo dela se esgota. Alguns estudos mostram que bastam 300 ciclos desses para que a bateria perca cerca de 30% da capacidade de carga. 

Assim, preste atenção e tente recarregar quando ainda restarem cerca de 20 a 30% de bateria para não deixá-la descarregar por completo. 

Cuidado #04 – equilibre a bateria e a tomada

Hoje  em dia, as baterias de lítio não viciam. Por isso, usar o notebook na tomada o tempo todo não vai causar esse efeito. 

Por outro lado, ao atingir o 100% de carregamento da bateria, a energia da tomada irá se dissipar em forma de calor e esse aumento de temperatura é justamente o que deve ser evitado, conforme falamos no cuidado #01. 

Por isso, alguns fabricantes recomendam um uso equilibrado: um pouco de tempo na tomada e um pouco na bateria. Como tudo na vida, o equilíbrio é uma boa pedida. 

Cuidado #05 – não guarde o notebook com a bateria descarregada

Vai viajar e deixar o notebook sem uso em casa por muito tempo? Lembre-se de dar uma carga na bateria. Isso porque ela irá perder um pouco de carga ao longo do tempo de qualquer jeito. 

Assim, você evita que ela chegue a 0% e feche mais um ciclo, o que contribui para diminuir a vida útil. Sem falar que o notebook estará pronto para uso quando você voltar, sem que você tenha que ficar correndo atrás do carregador. 

Além disso, também é importante guardar o notebook em um local seco e onde não esquente demais para evitar o desgaste dos componentes. 

Novembro, mês do cuidado

Falamos sobre cuidados com a bateria do seu notebook para lembrar que estamos no novembro azul, mês mundial do cuidado e combate ao câncer de próstata. Lembramos que a maior parte dos casos pode ser tratado e curado com o diagnóstico precoce. Por isso, cuide sempre da sua saúde. 

Também recomendamos estes artigos:
Cuidados que você deve ter com sua impressora
Cuidados para proteger seu notebook de ataques e pragas virtuais – parte 01
Cuidados para proteger seu notebook de ataques e pragas virtuais – parte 02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *