Dicas para Transportar seu Notebook com Cuidado e Segurança

Um dos principais benefícios dos notebooks é sua mobilidade. Poder levar o equipamento, com facilidade, para qualquer lugar permite desde trabalho remoto onde a pessoa estiver até poder terminar aquele projeto enquanto viaja.

Neste post, vamos dar dicas importantes sobre as melhores formas de transportar seu notebook e quais cuidados tomar quando for levar o equipamento com você. Confira!

Quer ir direto para um assunto do seu interesse? Clique nos links abaixo:
01 – Use uma mochila ou bolsa adequadas
02 – Cuidado para não colocar peso sobre o notebook
03 – Evite usar no transporte
04 – É melhor transportar o equipamento desligado
05 – Não esqueça que seu notebook está na mochila
06 – Cuidado com o que você leva junto
Novembro, mês do cuidado

01 – Use uma mochila ou bolsa adequadas

Atualmente, muitas mochilas já possuem um compartimento dedicado a notebooks.

Nesse sentido, quanto melhor for o revestimento do compartimento, melhor. Algumas bolsas, por exemplo, possuem revestimento em espuma para ajudar a reduzir impactos.

Materiais resistentes à água também são recomendáveis, por precaução. E se a mochila ou bolsa possuir compartimentos dedicados a acessórios, como o carregador, cartão de memória, etc, melhor ainda.

02 – Cuidado para não colocar peso sobre o notebook

Às vezes, você pode acabar enchendo sua mochila de livros, cadernos e outros materiais e nem se dar conta do peso que esses materiais estão fazendo sobre o notebook.

Isso pode ser bem prejudicial. Dependendo do peso, pode até danificar a tela do notebook, mesmo com a tampa fechada. Por isso, preste sempre atenção se não há nada pressionando o notebook quando for carregá-lo na mochila.

03 – Evite usar no transporte

Sabe aquelas pessoas que gostam de assistir a um filme ou dar uma adiantada no trabalho enquanto viajam?  Apesar de prático, isso não é muito recomendado.

Como as estradas não estão sempre em boas condições, quaisquer solavancos no trajeto e mesmo o balançar natural dos ônibus ou carros podem deslocar o HD dentro do notebook e prejudicar seu funcionamento.  Caso você use apenas um SSD em vez de HD, aí não corre esse risco.

Por outro lado, usar o notebook no colo por muito tempo pode acabar obstruindo as saídas de ar e superaquecer o equipamento, o que o danifica.

Uma dica seria usar um tablet nessas situações, assim você pode assistir a vídeos ou editar documentos sem se preocupar com o HD interno ou com as saídas de ar.

04 – É melhor transportar o equipamento desligado

A forma mais segura de transportar o notebook é com ele totalmente desligado. Mesmo que ele esteja no modo hibernação com a tampa fechada, ainda assim movimentos bruscos e solavancos podem interferir no HD e prejudicar seu funcionamento.

Além disso, com o notebook desligado você também se protege mais contra o superaquecimento caso esteja em um local muito quente.

05 – Não esqueça que seu notebook está na mochila

Dica para quem tem o hábito de chegar nos lugares e tirar a mochila de qualquer jeito, jogá-la no chão ou guardá-la sem cuidado.

Não se esqueça de que o notebook é um equipamento delicado. Quando estiver transportando na mochila, lembre-se que ele está lá e manipule sua mochila com cuidado, sem movimentos bruscos.

06  – Cuidado com o que você leva junto

Quando estiver transportando o notebook na mochila, nada de carregar junto garrafas d’água em compartimentos próximos ou deixar aquela chave solta batendo de um lado para o outro.

Novembro, mês do cuidado

Falamos sobre cuidados com o transporte do seu notebook para lembrar que estamos no novembro azul, mês mundial do cuidado e combate ao câncer de próstata. Lembramos que a maior parte dos casos pode ser tratado e curado com o diagnóstico precoce. Por isso, cuide sempre da sua saúde.

Também recomendamos estes artigos:
Cuidados que você deve ter com sua impressora
Cuidados para proteger seu notebook de ataques e pragas virtuais – parte 01
Cuidados para proteger seu notebook de ataques e pragas virtuais – parte 02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *