Com o crescente número de empresas adotando práticas de impressão consciente, é fundamental entendermos como descartar toners de forma segura e sustentável. O assunto não é novo: conforme matéria publicada pela Revista Química Nova, em 2012, o lixo eletrônico cresce cerca de cinco vezes mais do que o lixo urbano, o que é algo bastante preocupante no Brasil, onde grande parte desse volume ainda não tem um destino adequado. E infelizmente, entre os equipamentos eletrônicos mais comuns, temos os cartuchos de toners de impressoras, que dessa cadeia, são um dos resíduos mais contaminantes ao meio ambiente.
Os toners de impressora são complexos quanto a sua composição, neles podemos encontrar uma variedade de materiais, incluindo plásticos, resinas, pigmentos e substâncias químicas tóxicas, tais como metais pesados, ou seja, temos um material altamente contaminante. Logo, o descarte incorreto desses materiais pode resultar na contaminação do solo, da água e representar uma ameaça à vida selvagem e à saúde humana.
O Papel Social das Organizações no Descarte Responsável
Para evitar os riscos de contaminação, é necessário entendermos como ocorre a destinação dos resíduos de equipamentos eletrônicos, com foco no descarte dos toners de impressora. O descarte incorreto dos toners de impressoras, segundo pesquisas, juntamente com os cartuchos movidos a jato de tinta, gera ao meio ambiente cerca de 200 mil toneladas de lixo por ano.
Aqui na Apnetworks temos dois cenários em nosso descarte de toner. No primeiro, destinamos a devolução do toner de impressão ao próprio fabricante. Em um segundo, trabalhamos com uma empresa parceira, especializada nesse tipo de serviço e que após o descarte correto, emite um certificado validando todo o processo. Essas ações fazem parte inclusive da logística reversa, um ideal que procura criar um ciclo semelhante ao da natureza onde os materiais não são perdidos, mas reutilizados em sua totalidade.
O descarte de toners de impressora é uma parte essencial da gestão ambiental e responsabilidade corporativa, algo que por aqui levamos a sério. Ao adotarmos práticas de descarte sustentáveis e responsáveis, estamos minimizando o nosso impacto no meio ambiente e contribuindo para um futuro mais limpo e saudável.
Dê a destinação correta aos insumos de sua impressora e faça parte dessa mudança positiva!
Lembre-se, o descarte de cartuchos de impressoras no lixo comum polui o meio ambiente por conta da presença de diferentes componentes plásticos e metálicos de difícil decomposição, além de solventes e metais pesados. Estima-se que cada cartucho possa levar mais de 100 anos para se deteriorar na natureza.
Dicas importantes e boas práticas no descarte de toner:
· Nunca descarte toners de impressão com empresas sem licença de operação do órgão regulador ambiental Estadual para este tipo de operação. Certifique-se que seu processo de compras avalie não somente os custos, mas também as questões relacionadas a conformidade com a regulamentação (compliance regulatório). Lembre-se: O Art. 27, § 1o da Lei 12.305/10 informa que: A contratação de serviços de coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento ou destinação final de resíduos sólidos, ou de disposição final de rejeitos, não isenta as pessoas físicas ou jurídicas referidas no art. 20 da responsabilidade por danos que vierem a ser provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos ou rejeitos. Ou seja, a responsabilidade de sua empresa não termina quando descarta os toners. É preciso conhecer bem o seu prestador de serviços de logística reversa.
- Nunca deixe seus toners de impressão em local aberto e sem proteção após o uso. Pode ocorrer vazamentos do pó e em contato com o meio ambiente, podem contaminar o solo, plantas e águas.
- Use sempre EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para manusear toners para descarte.
- Não misture toners de impressão com outros resíduos. Mantenha sempre separados dos resíduos comuns (lixo comum) pois elas podem contaminar tais resíduos que quando descartados em aterros, podem levar a contaminação para tais locais.
- Evite o vazamento de pó de toner e se ocorrer, coloque em sacos plásticos bem fechados para evitar posterior vazamento. Nunca lave o toner ou limpe a região onde há pó de toner com água para que este resíduo não seja direcionado para rede pública de esgoto ou solo.
Agora que você já está sabendo a forma correta de descartar o seu toner de impressora, me conte como você tem feito em sua empresa, e se tiver alguma dúvida, não hesite, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!